Centro-Oeste
Taxistas do DF liberados para usar corredor do BRT Sul
Taxistas do Distrito Federal receberam uma nova autorização para trafegar no corredor exclusivo do BRT Sul, uma iniciativa que, iniciada nesta quarta-feira, traz mais mobilidade e opções para quem depende do serviço de táxi nas regiões de Santa Maria, Gama e Park Way.
Esta liberação, concedida por um período de 90 dias em caráter experimental, tem como objetivo avaliar a eficiência e os impactos da convivência entre táxis e ônibus no corredor, garantindo segurança viária e mantendo a eficiência do serviço de transporte público.
Regras para garantir segurança e fluidez
- Os táxis podem circular no corredor com passageiro a qualquer hora, todos os dias.
- Sem passageiros, a circulação é permitida apenas das 22h às 5h.
- É terminantemente proibida qualquer parada ao longo do trecho, incluindo terminais e estações.
- Embarque e desembarque devem ocorrer fora do corredor ou nas vias externas aos terminais.
- A velocidade máxima permitida no corredor é de 60 km/h, reduzida para 30 km/h nas estações.
- Ultrapassagens são permitidas somente em áreas específicas com recuo.
O monitoramento será contínuo para garantir o cumprimento das regras e assegurar que a circulação dos táxis não comprometa a fluidez e segurança do sistema de BRT.
Compromisso com a qualidade do serviço
Os veículos devem estar sempre em perfeito estado de manutenção e os motoristas têm a responsabilidade de agir rapidamente para liberar a via em caso de pane ou acidente, evitando transtornos.
A fiscalização será rigorosa e taxistas que descumprirem as normas poderão ter sua autorização suspensa, reforçando o compromisso com um trânsito mais organizado e seguro.
Esta iniciativa representa um avanço ao possibilitar uma melhor integração entre modais e reforçar a mobilidade urbana no Distrito Federal, promovendo um ambiente de colaboração e respeito entre motoristas e usuários.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login