Conecte Conosco

Mundo

Terremoto no noroeste da Colômbia deixa mais de 180 mortos

Publicado

em

Um terremoto de magnitude 7,4 na escala Richter atingiu na segunda-feira (10) o município de San José del Palmar, localizado no noroeste da Colômbia, resultando até agora em 181 fatalidades e 1.246 pessoas feridas, conforme dados provisórios publicados pela Associação Colombiana de Capitais (Asocapitales).

Os números apresentados são um levantamento das capitais do país, portanto o total de vítimas pode ser ainda maior, pois não engloba registros em vilarejos e outras localidades afetadas pelo tremor, que mantém em alerta vermelho as cidades de Pereira, Cali, Quibdó, Manizales e Armênia.

Dentre as fatalidades, 97% ocorreram nas capitais. As cidades mais impactadas foram Cali e Pereira, que reportaram 95 e 72 mortos, respectivamente. Quibdó e Manizales contabilizam nove e cinco óbitos.

Pereira, capital do departamento de Risaralda, faz divisa com San José del Palmar, onde se localizou o epicentro do sismo às 7h34 (horário local), a uma profundidade de 103 quilômetros.

Autoridades locais impuseram toque de recolher para conter saques iniciais e permitir que as equipes de resgate operem de forma mais eficaz. O Exército reforçou a segurança nas ruas da região.

O presidente colombiano, Abelardo de la Espriella, está visitando as áreas atingidas, tendo passado por Quibdó, capital de Chocó, local do epicentro do que é considerado o maior terremoto na Colômbia em uma década.

Durante essa visita, o presidente anunciou a entrega de auxílios financeiros iniciais para mais de 1.400 famílias afetadas, visando a reconstrução de suas casas, além do transporte de feridos para centros hospitalares em Medellín.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2026 - Todos os Direitos Reservados