Mundo
Venezuela apoia chefe interina nas Nações Unidas
O Parlamento da Venezuela aprovou, nesta quarta-feira (23), uma moção de apoio à participação da presidente interina Delcy Rodríguez na Assembleia Geral da ONU, apesar das críticas por sua ligação política com os Estados Unidos.
Durante a sessão, uma pequena fração da oposição argumentou que o foco do debate parlamentar deveria ser a resolução urgente dos problemas internos do país.
Delcy Rodríguez está no cargo desde janeiro, após o ex-presidente Nicolás Maduro ser detido em Caracas por forças americanas e levado aos Estados Unidos sob acusações de narcotráfico. Na terça-feira, ela teve um encontro em Nova York com o presidente americano Donald Trump, que classificou como um momento memorável.
O documento aprovado pela Assembleia Nacional destaca que a presença estratégica da presidente interina na ONU é crucial para fortalecer os laços internacionais da Venezuela.
O presidente do Parlamento, Jorge Rodríguez, irmão de Delcy Rodríguez, defendeu a participação dela na ONU, ressaltando que o governo optou pelo caminho da diplomacia e que isso já está gerando resultados palpáveis.
Delcy Rodríguez se reuniu com representantes de organizações multilaterais e, nesta quarta, encontrou-se com a primeira-ministra de Trinidad e Tobago, Kamla Persad-Bissessar, e com o primeiro-ministro dos Países Baixos, Rob Jetten.
A deputada oposicionista Amelia Belisario criticou o debate sobre a presença de Rodríguez na ONU, afirmando que o bem-estar social não se decide em Nova York, mas sim é construído localmente com transparência e institucionalidade.
No mesmo dia, uma grande quantidade de simpatizantes do governo marchou pelas ruas de Caracas em demonstração de apoio à presidente interina Delcy Rodríguez.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login