Conecte Conosco

Brasil

Vieira se reúne com Rubio nos EUA após vitória de Lula e fuga de Flávio

Publicado

em

A reunião dos ministros das Relações Exteriores do G20 em Atlanta, nos Estados Unidos, foi o cenário para o primeiro encontro entre o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, e o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio. O encontro aconteceu logo após a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a saída do país do ex-candidato derrotado Flávio Bolsonaro.

Os dois líderes diplomáticos se encontraram durante o coquetel de boas-vindas à reunião do G20, um grupo que reúne as principais economias mundiais, na noite de sexta-feira (30).

Mauro Vieira e Marco Rubio conversaram rapidamente e agendaram um encontro bilateral antes da cúpula do G20, marcada para os dias 14 e 15 de dezembro, em Miami, EUA.

A presidência do G20 em 2026 ficará a cargo dos EUA, que realizaram esta reunião de chanceleres em Atlanta para tratar de temas relacionados à geopolítica, mercado energético e cadeias de abastecimento globais.

O diálogo entre Marco Rubio e Mauro Vieira ocorre em um momento delicado nas relações diplomáticas, pois o ex-presidente Donald Trump não reconheceu a vitória de Lula nas últimas eleições e autorizou a entrada do ex-candidato Flávio Bolsonaro nos EUA, apesar da Justiça brasileira ter proibido sua saída do país.

Parlamentares democratas enviaram uma carta ao secretário Rubio questionando a suposta assistência dos EUA à viagem de Flávio Bolsonaro. O senador deixou o Brasil enquanto enfrenta investigações por lavagem de dinheiro, corrupção e evasão fiscal, acusações que ele nega.

Durante a sexta-feira (30), Mauro Vieira participou da sessão de abertura do encontro do G20 e realizou reuniões com os ministros das Relações Exteriores da Índia, Subrahmanyam Jaishankar, do Reino Unido, Ed Miliband, e da Polônia, Radosław Sikorski.

Os chanceleres parabenizaram Vieira pela conclusão do processo eleitoral no Brasil e pela reeleição do presidente Lula, conforme divulgado pelo Itamaraty.

Jaishankar mencionou sua saudação calorosa ao presidente Lula em nome do Primeiro-Ministro indiano Narendra Modi.

Quanto à saída de Flávio Bolsonaro, ele deixou o Brasil após a Polícia Federal solicitar o confisco de seu passaporte, temendo que ele fugisse devido aos processos judiciais que enfrenta.

O senador é investigado por um pagamento de R$ 60 milhões feito pelo banqueiro Daniel Vorcaro, do Banco Master, para a realização do filme Dark Horse, que retrata a história do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Além disso, a Polícia Federal apura a relação de Flávio Bolsonaro com o advogado Willer Tomaz, dono de uma empresa de apostas e suspeito de lavagem de dinheiro e fraude no INSS envolvendo desvios de aposentadorias e pensões. A Justiça já bloqueou mais de R$ 6 bilhões ligados ao advogado.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2026 - Todos os Direitos Reservados