Sudeste
Litoral Norte. Forte e de braços abertos!
05“Litoral Norte. Com a sua visita, Litoral Forte”. Este é o lema da campanha lançada pelo Governo de São Paulo para fomentar a retomada da atividade turística na região, que ainda sofre os danos das fortes chuvas e consequentes deslizamentos ocorridos durante o Carnaval deste ano.
Dezenas de vidas foram perdidas, casas e comércios foram destruídos e a infraestrutura local ficou fortemente comprometida com os estragos. Para piorar, a tragédia ocorreu justamente em um período em que a região receberia uma média de 500 mil turistas, o que não aconteceu, causando um grande prejuízo para o setor e para a economia da região, consequentemente, tendo em vista que o turismo é a principal atividade econômica da região.
A iniciativa do governo tem como foco estimular a volta de visitantes ao Litoral, a partir de uma informação muito importante: as cidades da região já estão aptas a receber reservas dos turistas.
As peças da campanha destacam o trabalho feito por toda a população para receber ainda melhor quem visita as praias da região. A ação engloba publicações nas redes sociais, em grandes portais e veículos da região do Vale do Paraíba.
Como afirma o governador Tarcísio de Freitas, “o Litoral Norte sempre recebeu bem os turistas. Agora é nossa hora de apoiar a região, fazendo uma reserva para passar alguns dias nesse lindo lugar.”
A Secretaria de Turismo de SP, pasta da qual sou titular, articulou com outras secretarias estaduais e municípios do litoral norte para receber os desabrigados em meios de hospedagem da região, disponibilizou informações para a execução dos trabalhos, forneceu apoio político-institucional e dados técnicos para o desempenho das atividades.
Nesta semana, durante a abertura da WTM Latin America, a maior feira de turismo da América Latina, assinamos, juntamente com a Embratur, um Memorando de Entendimento para fortalecer o Turismo no Litoral de São Paulo, que tem como objetivo reestruturar a retomada da economia na região.
Além da Embratur, representada pelo seu presidente, Marcelo Freixo, e da Setur/SP, assinaram o documento os secretários de Turismo dos cinco municípios que compõem o Litoral Norte/Circuito Turístico Litoral Norte, da Baixada Santista/Região Turística Costa da Mata Atlântica, do Litoral Sul/Região Turística Lagamar (Iguapé, Ilha Comprida e Cananéia) e a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo, totalizando 16 cidades.
Vamos promover os destinos do litoral, de praia e ecoturismo, para os turistas da América Latina. Vamos incluir a realização de workshops para fomentar a sustentabilidade e capacitar os trabalhadores para melhorar a experiência dos visitantes e gerar mais empregos.
A WTM é uma grande força para trazer o mundo para a América Latina e promover a América Latina para o mundo. É um privilégio para São Paulo sediar uma feira que conecta destinos e pessoas, apresenta produtos exclusivos e lançamentos que fomentam essa grande locomotiva que é o turismo.
No acordo de cooperação mútua, estão previstas, ainda, ações de veiculação de campanha publicitária na internet, promovendo atrativos do litoral paulista em mercados estratégicos como o da Argentina, Uruguai e Paraguai; uma campanha de apoio à comercialização com as operadoras; workshops com a temática Turismo Internacional e Mudanças Climáticas, com os municípios do litoral norte e Sul, com o objetivo de promover a capacitação de gestores públicos, empresários, profissionais liberais e membros da comunidade sobre mudanças climáticas e turismo internacional.
Empresários e gestores públicos também terão à disposição capacitações em uma plataforma on-line sobre Negócios e Eventos, com o objetivo de qualificá-los para receber eventos internacionais do setor em feiras internacionais, com o apoio da Embratur. A Agência e a Setur/SP também levarão destinos do litoral norte para feiras de turismo de negócios e eventos, como a IMEX, na Alemanha; e a FIEXPO, no Panamá, que ocorrem no início do segundo trimestre.
Estamos em uma grande força-tarefa para recuperar rapidamente a região e retomar a principal atividade econômica dos municípios. Queremos que esse episódio triste fique no passado. Na verdade, já ficou. No presente, o litoral está sorrindo, de braços abertos, esperando sua visita!
Roberto de Lucena – Secretario de Turismo e Viagem do Estado de São Paulo.
Você precisa estar logado para postar um comentário Login