Notícias Recentes
Polícia descobre sagui vendido ilegalmente em cidade de São Paulo
Uma operação da Polícia Civil encontrou um macaco sagui-de-tufo-branco (Callithrix jacchus) mantido ilegalmente em cativeiro na cidade de Sorocaba, São Paulo, na última terça-feira (11/11). A investigação começou após denúncias informando que o animal ficava preso em uma gaiola na garagem de uma residência.
Com o auxílio da Polícia Militar Ambiental, os policiais visitaram a casa e confirmaram a denúncia. Ao serem questionados, os moradores apresentaram uma nota fiscal da compra do sagui. Porém, a polícia verificou que o criadouro responsável pelo documento não possui registro no Sistema Integrado de Gestão da Fauna Silvestre do Estado de São Paulo (Gefau) e não está autorizado a comercializar animais silvestres ou exóticos.
Além disso, a leitura de microchip no sagui não indicou nenhum registro eletrônico, ao contrário do que constava na suposta nota fiscal. Também não foi apresentado nenhum atestado de saúde ou guia de transporte para o animal.
A mulher responsável foi ouvida e assinou um termo de compromisso. O sagui permanecerá sob sua guarda até que as autoridades competentes decidam seu destino.
As autoridades suspeitam que a mulher tenha adquirido o animal sem saber que a origem era ilegal, configurando receptação culposa. Ela comprou o sagui por meio das redes sociais e por um preço abaixo do valor de mercado da espécie.
Foi registrado um boletim de ocorrência por crime ambiental, o qual prevê pena máxima de até dois anos de detenção. As investigações seguem sob a responsabilidade da Polícia Civil e outras autoridades envolvidas.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login