Conecte Conosco

Mundo

Trump quer que espaço aéreo da Venezuela seja fechado

Publicado

em

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou neste sábado (29) que o espaço aéreo acima e ao redor da Venezuela deve ser considerado completamente fechado, no meio de um aumento das tensões com o líder venezuelano de esquerda, Nicolás Maduro.

“A todas as companhias aéreas, pilotos, traficantes de drogas e de pessoas, por favor, considerem O ESPAÇO AÉREO ACIMA E AO REDOR DA VENEZUELA TOTALMENTE FECHADO”, escreveu Trump em sua rede social Truth Social, sem fornecer mais detalhes.

Desde o começo de setembro, a administração Trump fortaleceu a pressão militar na região do Caribe, mobilizando a maior frota naval do mundo.

Essa atitude foi vista pelo governo venezuelano como uma ameaça à sua soberania. A chancelaria do país emitiu um comunicado, através do chanceler Yvan Gil, afirmando que essa ameaça colonialista é uma agressão ilegítima ao povo venezuelano.

Trump alega que o intuito é deter o tráfico de drogas vindo da Venezuela, mas autoridades em Caracas afirmam que o objetivo real de Washington é derrubar o governo atual.

Após o início da mobilização militar americana, mais de 83 pessoas foram mortas em cerca de 20 ataques contra presuntos traficantes de drogas no Caribe e no Pacífico oriental. Washington não apresentou provas de que as embarcações atacadas estavam envolvidas no tráfico ou representavam risco aos EUA.

Para ampliar a pressão, Trump anunciou que em breve começariam ações para combater o narcotráfico venezuelano por terra.

A atividade militar americana foi acompanhada por movimentação de aviões de caça próximos à costa da Venezuela. Países vizinhos como República Dominicana autorizaram o uso de suas bases aéreas para apoiar essa mobilização, enquanto Trinidad e Tobago recebeu exercícios do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA.

Devido ao aviso do governo americano sobre a situação de segurança, várias companhias aéreas decidiram suspender seus voos para a Venezuela, gerando forte reação do governo venezuelano que revogou as licenças dessas empresas e acusou-as de colaborar com ações consideradas terroristas promovidas pelos EUA.

Apesar das tensões, foi revelado que Trump e Maduro conversaram por telefone recentemente, discutindo a possibilidade de uma reunião nos Estados Unidos, notícia divulgada logo após a declaração de medidas terrestres para conter o tráfico de drogas, aumentando ainda mais as tensões entre os países.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados