Conecte Conosco

Mundo

Mulher que esteve com holandesa falecida tem suspeita de hantavírus

Publicado

em

Uma mulher que viajou no mesmo avião que uma passageira holandesa do cruzeiro MV Hondius, que veio a falecer, está apresentando sintomas compatíveis com hantavírus e foi internada em um hospital na Espanha, conforme anunciado pelo secretário de Estado da Saúde nesta sexta-feira (8).

A passageira, que estava a bordo do voo de Joanesburgo para Amsterdã — do qual um paciente já falecido teve que desembarcar antes da decolagem — apresentou sintomas como tosse. Por isso, foi conduzida ao hospital, onde permanece em isolamento até que o teste para hantavírus seja realizado, informou o secretário Javier Padilla em coletiva de imprensa.

Segundo o secretário, a situação é preocupante, pois a mulher estava sentada apenas duas fileiras atrás da pessoa que faleceu em decorrência do hantavírus.

Se a transmissão ocorreu, teria acontecido enquanto a passageira holandesa, de 69 anos, estava no avião entre Joanesburgo e Amsterdã.

Essa mulher havia desembarcado do MV Hondius logo após seu marido, que faleceu no navio. Ela já havia feito um voo anterior entre Santa Helena e Joanesburgo, e estava programada para seguir viagem rumo à Amsterdã. No entanto, durante o segundo voo, seu estado de saúde piorou, o que levou à sua remoção do avião, explicou Padilla.

A Espanha foi informada pelo sistema europeu de alerta sobre dois passageiros que tinham a Espanha como destino final nesse voo. Após contato, uma delas apresentou sintomas, principalmente tosse, detalhou o secretário.

A paciente, residente em Alicante, foi transferida para um hospital, onde permanece em um quarto isolado de pressão negativa, com todos os protocolos de segurança adotados. Ela foi submetida a um teste PCR e aguarda os resultados.

O caso do MV Hondius despertou preocupação global após a morte de três pessoas durante a viagem, que iniciou na Argentina em abril. Outros três passageiros adoeceram e desembarcaram na costa de Cabo Verde, antes que o navio seguisse para as Ilhas Canárias, com cerca de 150 pessoas a bordo, entre passageiros e tripulantes de 23 nacionalidades.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados