Mundo
Conflito entre EUA e Irã aumenta tensão no Oriente Médio
Conflitos recentes entre o Irã e os Estados Unidos elevaram a instabilidade no Oriente Médio, enquanto Washington aguarda a resposta de Teerã a sua proposta de paz para encerrar o conflito.
De acordo com o Exército americano, suas tropas atacaram dois petroleiros iranianos, que tentavam romper o bloqueio nos portos do Irã, deixando-os inoperantes.
Um avião F/A-18 Super Hornet da Marinha americana neutralizou os petroleiros com disparos de precisão, impedindo a entrada no território iraniano, informou o Comando Central dos EUA (Centcom) via Twitter.
A agência de notícias iraniana Fars reportou confrontos esporádicos no Estreito de Ormuz, apesar do cessar-fogo vigente.
Antes, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã, Esmaeil Baqaei, acusou os EUA de violar o cessar-fogo, afirmando que as forças iranianas deram uma resposta forte.
Na noite anterior, o Centcom relatou que o Irã atacou três navios de guerra americanos com mísseis, drones e pequenas embarcações, mas sem causar danos.
As forças americanas destruíram as ameaças e retaliaram com ataques a bases no Irã.
O comando militar iraniano, Khatam al-Anbiya, declarou que os confrontos começaram após ataque americano a um petroleiro iraniano e acusou os EUA de atacar áreas civis em cidades iranianas e na ilha de Qeshm.
O ataque contou com a cooperação de países da região, não especificados, embora os Emirados Árabes Unidos tenham relatado interceptação de mísseis e drones iranianos, com três feridos.
O presidente dos EUA, Donald Trump, descreveu o conflito como um incidente menor que não compromete o cessar-fogo, afirmando que os EUA responderam fortemente.
Washington enviou uma proposta ao Irã por mediadores paquistaneses para estender a trégua e seguir negociando a paz após dez semanas de conflito iniciado por ataques americanos e israelenses.
O chefe da diplomacia americana, Marco Rubio, espera uma resposta nesta sexta-feira.
O porta-voz iraniano disse que a proposta está sob análise e será divulgada após uma decisão final.
Desde o início do conflito em fevereiro, o Irã bloqueou o Estreito de Ormuz, que os EUA tentam reabrir, embora os sauditas tenham negado permissão para uso de suas bases e espaço aéreo em operações americanas no local.
Esta semana, o Irã criou uma autoridade para controlar a passagem e cobrar pedágio no Estreito, o que foi condenado por Rubio como uma tentativa inaceitável de controlar uma rota internacional.
Milhões de tripulantes e embarcações estão bloqueados no Golfo por causa da guerra.
O Comando Central dos EUA informou que impede cerca de 70 petroleiros nos portos iranianos.
No Líbano, o grupo Hezbollah, aliado do Irã, atacou com mísseis uma base militar no norte de Israel em retaliação a ataques israelenses, enquanto Israel conduziu um ataque em Beirute, matando um comandante do grupo.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login