Economia
Wall Street cai com queda das ações de tecnologia e alta dos títulos públicos
A Bolsa de Nova York encerrou a sexta-feira (15) em baixa, impactada pelo aumento dos rendimentos dos títulos públicos e pela forte venda de ações do setor de tecnologia, fechando uma semana intensa.
O índice Dow Jones registrou queda de 1,07%, o Nasdaq, que é fortemente composto por empresas tecnológicas, recuou 1,54%, e o índice S&P 500 diminuiu 1,24%.
Esse desempenho negativo está ligado principalmente à elevação nos rendimentos da dívida, destacou Angelo Kourkafas, da empresa de serviços financeiros Edward Jones.
O custo dos empréstimos subiu significativamente na sexta-feira, acompanhando os valores do petróleo.
Por volta das 20h25 GMT (17h25 em Brasília), os títulos do Tesouro americano com vencimento em dez anos apresentavam rendimento de 4,60%, contra 4,48% no fechamento do dia anterior, seu maior nível em quase um ano.
Jose Torres, da Interactive Brokers, comentou que o mercado enfrenta uma forte pressão, já que não há perspectivas positivas no cenário geopolítico atual.
O presidente Donald Trump afirmou ter recebido manifestações positivas de Xi Jinping para colaborar na reabertura do Estreito de Ormuz, além de promessas de que não seriam fornecidos equipamentos militares ao Irã. No entanto, declarações oficiais da China não confirmaram essas informações.
Desde o início do conflito envolvendo ataques dos Estados Unidos e Israel contra o Irã, o mercado financeiro vinha conseguindo ignorar os receios. Porém, o fato de o rendimento dos títulos de dez anos superar 4,50% causou desconforto nos investidores, segundo Kourkafas.
Nesse cenário, as ações de tecnologia também sofreram perdas. O setor de semicondutores, que vinha contribuindo para o desempenho do mercado, teve forte queda na sexta-feira.
A fabricante de chips Nvidia caiu 4,42%; Intel, 6,18%; Advanced Micro Devices, 5,69%; e Micron Technology recuou 6,62%.
Após um dia inicial muito positivo com alta de 68%, a startup americana de semicondutores Cerebras Systems viu suas ações caírem 10,08%, fechando a 279,72 dólares.
Angelo Kourkafas explicou que o recuo no setor tecnológico é consequência do forte avanço recente, em vez de problemas mais profundos no segmento.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login