Brasil
Apreensão de mais de 82 mil quilos de produtos irregulares relacionados ao café
Uma ação integrada envolvendo o Ministério da Agricultura, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), o Ministério da Justiça e Segurança Pública, e os Procons estaduais e municipais resultou na apreensão de mais de 82 mil quilos de produtos irregulares ligados à fabricação de café torrado entre os dias 25 e 28 de maio.
As atividades aconteceram em Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Goiás, Paraná, Espírito Santo e no Distrito Federal. No total, foram feitas 84 inspeções, levando ao fechamento de 19 estabelecimentos, o que corresponde a 32,8% dos locais verificados.
Segundo comunicação oficial do Ministério da Agricultura, foram recolhidos 5.944 quilos de café torrado e moído, além de 76.070 quilos de matérias-primas usadas na produção de café. O objetivo dessa operação foi combater a circulação e venda de produtos com sinais de irregularidades e adulterações.
Além da verificação nas indústrias de café, os Procons fiscalizaram supermercados no Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo para retirar do mercado produtos suspeitos, protegendo assim os consumidores.
O ministério destacou que os produtos apreendidos não refletem a qualidade do café brasileiro, conhecido nacional e internacionalmente por sua excelência. A pasta afirmou que tais itens irregulares podem prejudicar os consumidores e afetar a competitividade e reputação da cadeia produtiva do café.
A operação foi realizada com base em monitoramento de mercado, denúncias feitas na plataforma Fala.BR e informações técnicas fornecidas pela Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic).


Você precisa estar logado para postar um comentário Login