Mundo
Ataque americano contra embarque no Pacífico deixa três mortos
Três pessoas perderam a vida em um ataque realizado pelas forças dos Estados Unidos contra uma embarcação envolvida em operações de tráfico de drogas no Oceano Pacífico, conforme comunicado do Exército Americano.
Este ataque, o mais recente de uma série de ações semelhantes nas últimas semanas, eleva o total de mortes na campanha americana para pelo menos 185, conforme levantamento da AFP.
Em 26 de abril, por ordem do comandante do #SOUTHCOM, General Francis L. Donovan, a Força-Tarefa Conjunta Southern Spear realizou um ataque letal contra um navio operado por Organizações Designadas como Terroristas. Informações de inteligência confirmaram que a embarcação estava transitando por rotas conhecidas do tráfico de drogas.
Como em ataques anteriores, o Comando Sul das Forças Armadas dos Estados Unidos informou via rede social X que o navio atingido era conduzido por grupos classificados como terroristas e que a inteligência confirmou sua movimentação por corredores tradicionais do narcotráfico.
O governo do ex-presidente Donald Trump não apresentou provas concretas de que as embarcações atacadas desde setembro estivessem diretamente associadas ao tráfico de drogas, o que gerou questionamentos sobre a legalidade dessas operações.
Especialistas em direito internacional e organizações de direitos humanos afirmam que esses ataques podem ser considerados execuções sem julgamento prévio, pois parecem visar civis que não representam ameaça imediata aos Estados Unidos.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login