Conecte Conosco

Notícias Recentes

Carlos Bolsonaro critica militarização na gestão do pai

Publicado

em

Carlos Bolsonaro (PL-SC), que é pré-candidato ao senado por Santa Catarina, afirmou que a inclusão de militares em cargos do governo foi um dos maiores erros do seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro.

A declaração foi feita no dia 26 de junho, durante uma agenda em Timbó (SC). O vídeo ganhou repercussão no sábado, 11, após um trecho ser compartilhado nas redes sociais.

“Não havia ninguém que ele conhecesse que não fosse das Forças Armadas”, afirmou Carlos Bolsonaro, descrevendo a entrada de militares no Executivo como um erro na trajetória política de seu pai, causado pela “falta de estrutura” que o cercava.

Ele também comentou que seu irmão, o senador e pré-candidato Flávio Bolsonaro (PL-RJ), não seguirá esse modelo.

“Hoje eu tenho certeza que o Flávio não repetirá essa militarização em seu entorno, mas contará com pessoas realmente técnicas. Pessoas que compreendem as questões e que não são positivistas como eram os militares”, disse ele.

Um estudo do Ipea de 2022 indicou que a presença de militares em cargos civis federais quase triplicou entre 2013 e 2021, aumentando de 370 para 1.085, um crescimento de 193%. A pesquisa revelou que a gestão de Jair Bolsonaro distribuiu numerosos cargos para oficiais em áreas estratégicas como Saúde, Economia e Meio Ambiente, setores que foram alvo de críticas.

A maior concentração de militares estava em cargos de Direção e Assessoramento Superior (DAS) e Função Comissionada do Poder Executivo (FCPE). Entre 2013 e 2018, esses cargos militares variaram de 303 para 381. Com a chegada de Bolsonaro em 2019, esse número quase dobrou para 623, chegando a 742 em 2021.

Os maiores aumentos percentuais ocorreram em ministérios criticados durante o governo. No Ministério da Economia, a presença militar subiu de 1 em 2013 para 84 em 2021, aumento superior a 8.000%. Na Saúde, comandada durante a pandemia pelo general Eduardo Pazuello, o número cresceu de 7 para 40, alta de 471%. No Meio Ambiente, a quantidade foi de 1 para 21 militares no período.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados