Brasil
Defesa Civil declara emergência em cidades do Nordeste por estiagem
Sete municípios localizados nos estados de Alagoas, Bahia e Paraíba foram oficialmente reconhecidos em situação de emergência devido ao prolongado período de estiagem. A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil emitiu uma portaria com essa decisão nesta quarta-feira (26).
Os municípios contemplados tiveram a situação emergencial validada com base nos documentos chamados Formulários de Informações do Desastre (Fide), entregues neste mês de agosto, além dos decretos municipais que subsidiaram os pedidos de reconhecimento.
Municípios afetados
- Alagoas: Canapi
- Bahia: Gavião e Poções
- Paraíba: Brejo dos Santos, Frei Martinho, Monte Horebe e São José de Espinharas
Recursos e ações
O reconhecimento federal da emergência permite que as cidades afetadas requisitem suporte do Governo Federal para iniciativas de defesa civil, como assistência humanitária, fornecimento de cestas básicas, abastecimento de água, entrega de kits de higiene e outras medidas necessárias para auxiliar as pessoas impactadas pela seca.
As prefeituras já podem submeter planos de trabalho para avaliação da Defesa Civil Nacional, facilitando a liberação dos recursos necessários para minimizar os efeitos adversos da estiagem na população local.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login