Mundo
EUA anunciam novas tarifas para 60 países, incluindo Brasil
O Escritório de Comércio dos Estados Unidos (USTR) declarou sua intenção de impor tarifas adicionais entre 10% e 12,5% sobre produtos importados de 60 países, entre eles o Brasil. A justificativa é que as falhas no controle do comércio de produtos feitos com trabalho forçado são injustas e limitam o comércio dos EUA.
Essa decisão do USTR baseia-se em investigações sobre práticas comerciais injustas, conforme a Seção 301, uma ferramenta da Lei de Comércio americana de 1974 que permite aos Estados Unidos fiscalizar e retaliar países que adotam práticas comerciais ou regulatórias consideradas prejudiciais aos interesses americanos. A administração do ex-presidente Trump está tentando restabelecer tarifas de emergência que foram revogadas pela Suprema Corte americana em fevereiro.
O USTR definiu tarifas de 10% para importações provenientes do Canadá, Equador, União Europeia, Indonésia, México, Paquistão, Argentina, Bangladesh, Camboja, El Salvador, Guatemala, Malásia, Taiwan e Reino Unido, relacionadas à investigação sobre trabalho forçado. Para o Brasil, o Escritório propõe tarifas adicionais de 12,5%, aplicadas junto com outros 44 países investigados.
Além disso, o USTR está aberto a receber comentários públicos sobre as tarifas propostas até o dia 6 de julho, com uma audiência pública marcada para 7 de julho.
Informações coletadas da Agência Reuters.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login