Mundo
Imigrante venezuelano é baleado em ação do ICE no Texas
Um imigrante venezuelano foi hospitalizado no domingo (20) em Austin, Texas, após ser ferido por um agente federal, segundo autoridades, em um episódio que traz atenção às operações migratórias nos EUA.
O homem ferido, identificado por sua advogada como Wilber Garcés Pérez, de 28 anos, está estável, conforme o Departamento de Segurança Interna (DHS), depois de ser atingido por um disparo. Inicialmente, relatos indicavam estado grave.
A chefe de polícia de Austin, Lisa Davis, relatou que o tiro ocorreu “após uma breve perseguição a pé”.
Segundo Kate Lincoln-Goldfinch, advogada de Garcés, o incidente aconteceu enquanto ele fazia entregas para a DoorDash no domingo à tarde.
As autoridades migratórias demoraram horas para informar a esposa dele e, posteriormente, foi sabido que o ICE transferiu Garcés do hospital para um centro de detenção, mas seu paradeiro exato ainda é desconhecido, disse a advogada em sua conta no X.
O DHS, com auxílio do FBI, conduz investigação sobre o agente envolvido. A agência afirmou que o homem entrou ilegalmente no país no governo Biden e tinha ordem final de deportação.
“Independentemente do status, uma ordem de deportação não justifica o disparo”, declarou a advogada, que exigiu acesso às imagens das câmeras pessoais dos agentes.
Dezenas de manifestantes protestaram no local do ocorrido. Alguns foram dispersados pela polícia com gás lacrimogêneo.
O prefeito de Austin, Kirk Watson, expressou indignação e desapontamento pela pessoa ter sido baleada pelo ICE na cidade.
O incidente ocorreu durante um aumento abrupto das operações do ICE na capital texana, ressaltou o prefeito, pedindo participação das forças locais na investigação para não ficar sob controle apenas do governo federal.
O congressista democrata Greg Casar criticou a investigação do ICE sobre tiroteios em outras cidades, citando o caso da americana Renee Good, morta em Mineápolis, e apontou que uma possível deportação de Garcés poderia impedir esclarecimentos, pois ele é a principal testemunha.
O ICE tem defendido operações agressivas para cumprimento das políticas migratórias, conforme promessa de campanha do ex-presidente Trump de deportar imigrantes sem documentos.
O Departamento de Segurança Interna informou que quase 51.000 pessoas sem documentos foram detidas nos EUA em agosto.
Os agentes do ICE, frequentemente armados e mascarados, enfrentam forte crítica nacional por suas táticas agressivas e uso frequente da força letal, inclusive em incidentes que envolvem cidadãos dos Estados Unidos.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login