Brasil
Lula regulamenta leis dos jogos eletrônicos e cria Game Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou na última quarta-feira (14) que é fundamental enfrentar o que ele chamou de “incômodo” relacionado à “ausência de perspectivas para o futuro dos jovens brasileiros”.
Essa declaração foi feita após ele sancionar um decreto que regulamenta as normas dos jogos eletrônicos no país.
O decreto define medidas para ampliar o acesso a incentivos, formar mão de obra qualificada e divulgar jogos desenvolvidos no Brasil tanto no mercado interno quanto internacional, conforme comunicado oficial do Palácio do Planalto. O texto completo do decreto ainda não foi divulgado.
Lula ressaltou que a regulamentação, que veio cerca de dois anos após a aprovação da lei no Congresso, resultou de intensos debates entre diversos grupos com opiniões diversas.
Ele mencionou a existência de amplas discussões internas entre ministérios para viabilizar essa regulamentação.
“Chegamos a uma solução comum que, embora não resolva todos os desafios imediatamente, abre um caminho importante para que possamos enfrentar futuros problemas de forma mais eficaz.
Principalmente o incômodo relacionado à falta de horizontes para os jovens brasileiros. Antigamente, os jovens reclamavam da impossibilidade de estudar”, destacou o presidente.
Ele acrescentou: “Hoje, o desejo dos jovens não é apenas estudar, mas também empreender. O antigo sonho de trabalhar em uma fábrica não é mais atrativo para muitos. Trabalhar 8 horas por dia e ainda passar 2 horas no trajeto não é o ideal para muitos deles.”
Game Brasil
O decreto também institui uma plataforma pública chamada Game Brasil, que terá como objetivo organizar, divulgar e promover os jogos criados no Brasil.
Lula comentou que o decreto oferece melhores condições para o crescimento da indústria de jogos eletrônicos.
“Enquanto proporcionamos oportunidades para o crescimento do setor, garantimos também um ambiente seguro para os jovens na internet”, ressaltou, mencionando ainda o Estatuto da Criança e do Adolescente Digital e as regulamentações do governo sobre conteúdos na internet.
Base legal para investimentos
A lei que regula o setor de jogos eletrônicos foi aprovada pelo Congresso e sancionada por Lula em 2024. Essa legislação permite a criação, importação e desenvolvimento de jogos eletrônicos no Brasil.
Na época da aprovação, especialistas do segmento destacaram que a lei serviria como uma base legal essencial para fortalecer os investimentos no setor.
Entretanto, ficaram de fora da regulamentação os chamados “fantasy games”, que são jogos semelhantes a apostas, nos quais os jogadores formam times de atletas e acumulam pontos conforme o desempenho desses atletas em competições reais.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login