Mundo
Netanyahu acusa fraude eleitoral por partidos árabes
Ainda sem um resultado final nas eleições para escolher o próximo líder de Israel, o atual primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, acusou partidos árabes de cometerem fraudes eleitorais através de crimes graves como suborno, ameaças, violência, falsificação e uso de softwares ilegais para mobilizar eleitores.
Em uma mensagem publicada na rede social X, Netanyahu afirmou que seu partido está entregando à polícia, à agência de segurança Shin Bet e às autoridades eleitorais provas das ilegalidades atribuídas aos partidos árabes. Nenhuma dessas evidências foi divulgada ao público.
“Este é um ataque sério à democracia israelense e ao direito ao voto dos cidadãos de Israel. As autoridades devem agir rapidamente e com rigor”, concluiu o líder em sua publicação.
Segundo o canal local N12, com quase 90% dos votos contados, o bloco liderado por Netanyahu possui 53 assentos no parlamento, a oposição comandada pelo ex-chefe militar Gadi Eisenkot tem 48, e os partidos árabes detêm 19. Para formar maioria é necessário alcançar 61 assentos.
Gadi Eisenkot indicou a possibilidade de uma coalizão com os partidos árabes sob certas condições, o que poderia tirar Netanyahu do cargo. Outra proposta discutida é a formação de um governo de unidade nacional reunindo tanto Netanyahu quanto Eisenkot.
Informações de Associated Press

Você precisa estar logado para postar um comentário Login