Mundo
Petróleo cai com avanços nas negociações EUA-Irã na Suíça
O preço do petróleo caiu nesta segunda-feira (22), acompanhando notícias sobre os avanços nas conversas entre os Estados Unidos e o Irã, que estão acontecendo em Genebra, na Suíça.
Na New York Mercantile Exchange (Nymex), o barril de petróleo WTI para agosto encerrou o dia com uma queda de 2,62% (US$ 1,99), sendo cotado a US$ 73,86. Já o petróleo Brent para o mesmo período, negociado na Intercontinental Exchange de Londres (ICE), fechou com baixa de 3,31% (US$ 2,67), a US$ 77,90 o barril.
JD Vance, vice-presidente dos EUA, afirmou que, apesar de preocupações pontuais, houve progresso nas negociações com o Irã. Ele participou das conversas na Suíça, que buscam manter o acordo recente firmado pelo presidente americano Donald Trump. Essa iniciativa veio após relatos de fechamento do Estreito de Hormuz por autoridades iranianas, em meio a tensões com Israel e o Hezbollah.
Donald Trump anunciou que o Irã concordará com inspeções em seu programa nuclear para garantir a transparência a longo prazo. O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores iraniano, Esmail Baghaei, ressaltou que a cooperação do país com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) seguirá conforme os procedimentos vigentes, com o aval do governo iraniano.
Além disso, o Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC) do Departamento do Tesouro americano liberou uma licença geral que autoriza o Irã a produzir, entregar e vender petróleo bruto e derivados até agosto de 2026.
Para o especialista em inteligência de mercado da Stonex, Bruno Cordeiro, a confirmação dos intermediadores das negociações, como Paquistão e Catar, de que as conversas estão progredindo bem na Suíça, ajudou a diminuir as incertezas em relação ao fechamento do Estreito de Ormuz no fim de semana. Ele destaca que o mercado continuará acompanhando atentamente a evolução dessas discussões.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login