Economia
Petróleo cai com progresso nas negociações EUA-Irã na Suíça
O preço do petróleo terminou em baixa nesta segunda-feira (22) diante de anúncios do vice-presidente dos Estados Unidos, JD Vance, sobre avanços nas conversações de paz entre Washington e Teerã realizadas em Genebra, Suíça.
Na New York Mercantile Exchange (Nymex), o petróleo WTI para agosto caiu 2,62% (US$ 1,99), fechando a US$ 73,86 o barril. O petróleo Brent para o mesmo período, negociado na Intercontinental Exchange de Londres (ICE), sofreu uma queda de 3,31% (US$ 2,67), encerrando em US$ 77,90 o barril.
Vance mencionou avanços nas tratativas com o Irã, apesar de um leve risco apontado por Teerã. Ele esteve na Suíça desde sábado para apoiar o acordo firmado na semana passada pelo presidente americano Donald Trump. Essa iniciativa ocorre após forças de segurança iranianas declararem o fechamento do Estreito de Hormuz, motivado pelas tensões entre Israel e o Hezbollah.
Trump afirmou que o Irã concordou em submeter seu programa nuclear à inspeção para garantir a “honestidade nuclear” a longo prazo. O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores iraniano, Esmail Baghaei, ressaltou que a cooperação de seu país com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) continuará conforme os procedimentos vigentes e aprovados pelo governo iraniano.
Além disso, o Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (Ofac) do Departamento do Tesouro dos EUA autorizou até 21 de agosto de 2026 a produção e comercialização de petróleo bruto e derivados petroquímicos pelo Irã.
Para Bruno Cordeiro, especialista em inteligência de mercado da Stonex, a confirmação por intermediadores, como Paquistão e Catar, de que as negociações na Suíça estão progredindo de forma positiva, acalmou os temores em relação ao fechamento do Estreito de Ormuz no último fim de semana. Ele recomenda atenção contínua à evolução dessas conversas.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login