Economia
Rafael Oliveira assume cargo de CEO global da Heineken
A Heineken anunciou que Rafael Oliveira, brasileiro, foi indicado para ser o novo presidente do conselho executivo e CEO global da empresa. Atualmente, ele é o presidente da JDE Peets, empresa que atua no setor de cafés e chás e dona de marcas como Pilão e L’Or no Brasil. Rafael Oliveira deve iniciar seu novo papel na cervejaria a partir de 1º de outubro.
A nomeação depende da aprovação dos acionistas, que ocorrerá em uma assembleia geral extraordinária marcada para 5 de agosto. Caso aprovado, seu mandato terá duração de quatro anos.
Rafael Oliveira trabalha na JDE Peets desde 2024. Após a companhia ter sido adquirida pela Keurig Dr Pepper, ele foi selecionado para liderar a Global Coffee Co., uma nova empresa de capital aberto que reúne os negócios de café da Keurig Dr Pepper e da JDE Peets, com receita anual estimada em aproximadamente US$ 16 bilhões.
Antes de sua atuação na JDE Peets, Oliveira passou dez anos na Kraft Heinz, onde era presidente de mercados internacionais, gerenciando um portfólio superior a US$ 7 bilhões em várias regiões do mundo, incluindo Europa, África, Ásia-Pacífico e América Latina.
O executivo também possui experiência no mercado financeiro, tendo atuado por dez anos no Goldman Sachs em mercados emergentes na Ásia, baseado em Hong Kong. Começou sua carreira como analista de equity research no Brasil, com passagem pelo Banco Icatu e Banco BBA Creditanstalt, no Rio de Janeiro e São Paulo.
De acordo com a Heineken, a indicação de Rafael Oliveira une sua vasta experiência internacional em bens de consumo e mercado de capitais com a continuidade da equipe executiva atual da empresa.
A companhia destaca que, como líder vindo de fora, ele trará uma nova visão para a cervejaria e conduzirá o próximo ciclo de crescimento.
Peter Wennink, presidente do conselho supervisor da Heineken, afirmou que Oliveira ajudará a acelerar o plano estratégico EverGreen 2030 da empresa, demonstrando clareza estratégica, disciplina operacional e forte liderança.
“Estou honrado e entusiasmado por integrar a Heineken, uma das empresas e portfólios de marcas mais icônicos do mundo”, afirmou Oliveira em declaração oficial.
O executivo destacou ainda que pretende impulsionar o crescimento, melhorar a produtividade e preparar a empresa para o futuro, focando em inovação e atenção ao consumidor.
Até a posse oficial de Rafael Oliveira, a atual equipe executiva continuará gerindo os negócios da Heineken. A empresa comunicou que divulgará mais informações e uma apresentação a investidores e imprensa assim que os preparativos estiverem finalizados.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login