Economia
Recife incentiva destinação de até 6% do IR para projetos sociais
O período para declarar o Imposto de Renda está quase acabando, com prazo até 29 de maio, mas ainda é possível transformar essa obrigação em um ato de solidariedade. Na reta final da entrega das declarações, a Prefeitura do Recife está intensificando a campanha “Declare Seu Bairrismo”, estimulando os contribuintes a destinarem até 6% do imposto devido aos Fundos Municipais da Criança e do Adolescente (FMCA) e da Pessoa Idosa (FMI).
Essa destinação não gera custo extra nem aumenta o valor do imposto. O contribuinte apenas escolhe que uma parte do valor, que normalmente iria para a União, fique na cidade do Recife para apoiar projetos sociais que beneficiam crianças, adolescentes e idosos em situação de vulnerabilidade.
Segundo o secretário de Transformação Digital, Ciência e Tecnologia, Rafael Cunha, esta campanha demonstra como ações simples podem provocar grandes mudanças.
“Ao destinar parte do Imposto de Renda, o cidadão ajuda diretamente projetos que melhoram a vida de quem mais precisa. É uma maneira prática de exercer a cidadania e investir no progresso do nosso município”, afirmou.
Os recursos são gerenciados pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA) e pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (COMDIR), que selecionam e monitoram as instituições e projetos beneficiados. O secretário de Direitos Humanos e Juventude do Recife, Marco Aurélio Filho, enfatiza a importância da participação nesta fase final da campanha:
“Quando o contribuinte opta por destinar parte do imposto para esses fundos, ele assegura recursos para iniciativas que impactam diretamente a vida de crianças, jovens e idosos na nossa cidade. É uma ação simples, sem custo adicional, mas extremamente significativa para fortalecer políticas públicas e projetos que promovem dignidade e inclusão”, ressaltou.
Para facilitar a destinação, a Prefeitura oferece orientações no Conecta Recife e no site oficial da campanha.
Como realizar a destinação
É necessário utilizar o modelo completo da declaração do Imposto de Renda. No programa da Receita Federal, o contribuinte deve acessar a aba “Pagamentos”, clicar no botão “+”, selecionar “Doações Diretamente na Declaração”, escolher “Doações aos Fundos Municipais”, indicar Pernambuco e o município do Recife, e definir o valor a ser destinado para um ou ambos os fundos.
Ao finalizar a declaração, é fundamental emitir e pagar os DARFs das doações, disponíveis na seção “Consultar Débitos, Emitir Darfs e Alterar Quotas”.
O prazo para envio da declaração termina em 29 de maio. Até essa data, cada contribuinte tem a chance de fazer com que parte do seu imposto permaneça no Recife, transformando-se em cuidado, proteção e mais oportunidades para quem mais necessita.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login