Conecte Conosco

Notícias Recentes

Lula faz visita oficial à Espanha, Alemanha e Portugal

Publicado

em

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou nesta quinta-feira (16) a Barcelona, na Espanha, marcando a primeira etapa de sua viagem a três nações europeias: Espanha, Alemanha e Portugal.

Segundo Lula, em postagem nas redes sociais, a viagem visa fortalecer parcerias, atrair investimentos e debater temas globais urgentes como a proteção da democracia, a promoção do multilateralismo e o enfrentamento das desigualdades sociais.

Além disso, a visita busca ampliar o apoio à candidatura de Michelle Bachelet para o cargo de Secretária-Geral das Nações Unidas (ONU), ocorrendo em um momento crucial para as relações com a União Europeia, pouco antes da implementação provisória do acordo Mercosul-União Europeia prevista para 1º de maio.

A agenda prevê encontros com altos representantes políticos, participação em fóruns multilaterais, reuniões com líderes empresariais e a assinatura de acordos estratégicos.

Nesta sexta-feira (17), Lula participará da primeira Cúpula Brasil-Espanha, onde será recebido pelo presidente espanhol, Pedro Sánchez. O governo brasileiro espera que a cúpula amplie as convergências entre os dois países em temas como multilateralismo, direito internacional e a resolução pacífica de conflitos.

Estão previstas também assinaturas de atos e acordos nas áreas de igualdade de gênero, economia social solidária, saúde, cultura, empreendedorismo, serviços aéreos, telecomunicações, ciência e tecnologia.

No sábado (18), ocorrerá a quarta reunião de alto nível do Fórum de Defesa da Democracia, que teve início em 2024. Esta reunião vai se concentrar em temas relacionados ao multilateralismo, incluindo a sucessão da Secretaria-Geral da ONU; desigualdades, com o Brasil pleiteando a inclusão na declaração final de aspectos sobre violência política e digital de gênero; além do combate à desinformação.

Em seguida, no domingo (19), Lula seguirá para a Alemanha, onde participará da Hannover Messe, a maior feira mundial de inovação e tecnologia industrial.

O presidente brasileiro terá em sua agenda uma reunião com o chanceler alemão, Friedrich Merz. A diplomacia brasileira espera firmar dez acordos entre os dois países em áreas como defesa, mudanças climáticas, infraestrutura, inteligência artificial, inovações energéticas, bioeconomia, desenvolvimento sustentável, desenvolvimento de aplicativos e pesquisas marinhas e do cerrado brasileiro.

Em 20 de abril, a delegação participará da abertura do estande brasileiro na Hannover Messe e fará visitas guiadas pelos pavilhões. Ainda na Alemanha, Lula deverá participar de um fórum empresarial.

O roteiro terminará em 21 de abril, com uma breve visita de Estado a Portugal. Em Lisboa, Lula encontrará o primeiro-ministro Luís Montenegro e o presidente António José Seguro. As discussões abordarão temas bilaterais como cooperação aeronáutica, ciência, tecnologia e inovação, além de assuntos relacionados à imigração, combate à xenofobia, a comunidade brasileira em Portugal, paz e segurança internacional.

A comitiva é composta por 15 ministros e presidentes de entidades como o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a Fundação Oswaldo Cruz e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados