Brasil
Operação combate redes de crimes de ódio em 18 Estados
Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) realizou nesta quinta-feira, 16, uma operação para desmantelar redes responsáveis por propagação de discurso de ódio na internet. A ação foi executada pelas Polícias Civis em 18 Estados do Brasil.
Foram cumpridos 26 mandados de busca e apreensão, 2 de prisão temporária e 2 de internação. Segundo o ministério, cerca de 5.500 usuários de redes digitais foram impactados. A operação também visou coibir crimes relacionados a extremismos e à exploração sexual de crianças e adolescentes nas plataformas digitais.
“O objetivo principal da ação foi desarticular ambientes digitais nocivos, que propagam discurso de ódio, promovem violência e radicalização, especialmente entre jovens”, informou o ministério em comunicado.
A operação ocorreu nos estados do Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
Batizada de “Bulwark”, em referência a uma linha de defesa, a operação fruto de dados coletados pelo Laboratório de Operações Cibernéticas (Ciberlab) do MJSP. Investigações do Ministério Público e Polícias Civis também foram utilizadas como base para a ação.
Foram moderadas 180 contas em redes sociais. No Discord, plataforma conhecida por abrigar fóruns de ódio, 19 servidores foram moderados. Perfis foram desativados e conteúdos removidos.
Desde 2023, o Ciberlab do MJSP ganhou destaque pelo monitoramento e combate a ataques de ódio em escolas. Até outubro daquele ano, o país registrou ao menos nove episódios desse tipo.
A equipe do ministério faz o monitoramento contínuo de espaços digitais considerados de risco, identificando padrões de radicalização online. Essas informações são encaminhadas para as autoridades responsáveis, que adotam medidas de prevenção e repressão.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login