Mundo
Um ferido em ataque a base militar na Colômbia antes das eleições
Um ataque com bomba contra uma base militar na cidade de Cali, na Colômbia, resultou em um ferido nesta sexta-feira (24), em um contexto de aumento da violência pouco antes das eleições presidenciais marcadas para 31 de maio.
Repórteres da AFP que estiveram no local informaram sobre um ônibus em chamas próximo à base militar, com soldados nas proximidades e ruas bloqueadas enquanto a polícia cercava a área.
Uma fonte do Exército revelou que dois cilindros foram arremessados a partir do ônibus estacionado defronte à base militar, mas apenas um deles explodiu, causando danos à estrutura da instalação.
As imagens postadas nas redes sociais mostram o veículo em chamas.
Militares presentes no local estavam empenhados em desativar a bomba que não detonou.
O Exército atribui preliminarmente o ataque a dissidentes da extinta guerrilha das Farc, que romperam o acordo de paz de 2016 e têm fomentado violência durante as negociações de paz atualmente suspensas com o governo do presidente Gustavo Petro.
Este incidente é o segundo ataque desse tipo em menos de um ano contra uma base militar em Cali, a terceira maior cidade da Colômbia. O atentado ocorreu pouco mais de um mês antes da eleição, na qual a segurança pública é uma das questões principais.
Cali, situada no departamento de Valle del Cauca, tem sido palco frequente de disputas entre grupos armados pelo controle das rotas do narcotráfico rumo ao Pacífico. Sequestros e extorsões têm afligido a população local.
Uma série de ataques violentos contra as forças de segurança na região causaram mortes entre civis no ano passado e indicam o auge da violência dos últimos dez anos.
Em abril de 2024, um ataque semelhante dos dissidentes das Farc contra essa mesma base em Cali gerou danos a residências de soldados e civis, mas sem vítimas fatais.
O presidente Petro tentou negociar a paz com as principais organizações armadas após assumir o governo em 2022, sem sucesso. O seu sucessor político, o senador Iván Cepeda, é apontado como favorito para as próximas eleições, com pesquisas indicando a possibilidade de segundo turno em junho.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login