Conecte Conosco

Brasil

Câmara debate regras para mineração de minerais estratégicos

Publicado

em

A Câmara dos Deputados iniciou a discussão do Projeto de Lei (PL) 2780/24, que institui a Política Nacional de Minerais Críticos e Estratégicos (PNMCE). Este projeto visa estabelecer um comitê ou conselho responsável por definir quais minerais são considerados críticos e estratégicos para o país.

O projeto também contempla benefícios governamentais e prioridade na concessão de licenças para projetos do setor mineral.

O comitê será associado ao Conselho Especial de Minerais Críticos e Estratégicos (CMCE), órgão que assessora diretamente a presidência na criação de políticas e diretrizes para o avanço do setor mineral.

O relator do PL, deputado Arnaldo Jardim (Cidadania-SP), apresentou uma versão modificada que institui o Fundo Garantidor da Atividade Mineral (Fgam), com um aporte inicial de R$ 2 bilhões do governo federal para apoiar projetos relacionados à produção dos minerais críticos e estratégicos.

Este fundo poderá financiar apenas projetos classificados como prioritários pelo CMCE, que também é criado pela proposta.

O texto inclui restrições quanto à exportação de minerais em estado bruto, sem qualquer beneficiamento, além de estabelecer um sistema de incentivos fiscais graduais: quanto maior o processamento realizado dentro do Brasil, maiores os benefícios recebidos pela empresa.

Arnaldo Jardim destacou em seu parecer que a indústria de minerais críticos e estratégicos representa uma grande oportunidade para o desenvolvimento nacional, podendo impulsionar a produção industrial, elevar a renda per capita e aumentar a participação da mineração na economia do país.

Terras raras, um conjunto de 17 elementos químicos espalhados pela natureza que são essenciais para tecnologias como turbinas eólicas, smartphones, veículos elétricos e sistemas de defesa, têm grande potencial no Brasil.

O país possui uma reserva de aproximadamente 21 milhões de toneladas de terras raras, a segunda maior já identificada mundialmente, só ficando atrás da China, que tem cerca de 44 milhões de toneladas. Contudo, apenas 25% do território brasileiro foi explorado até agora, revelando um enorme potencial mineral ainda não descoberto.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados