Centro-Oeste
CEB IPes e PMDF firmam parceria contra furto de cabos com monitoramento inteligente
Na busca por mais segurança e eficiência, a CEB IPes e a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) formalizaram um acordo nesta segunda-feira (22) para combater furtos e danos na rede de iluminação pública. A cooperação técnica envolve o compartilhamento de imagens, vídeos e relatórios entre as entidades, promovendo investigações mais rápidas e ações de policiamento mais efetivas.
A governadora Celina Leão, presente na assinatura do termo no Palácio do Buriti, ressaltou a importância da tecnologia na proteção da população. Ela destacou que os postes agora contarão com câmeras integradas ao programa DF 360, reforçando o monitoramento e a prevenção dos crimes.
Em 2025, foram identificados furtos que somaram 96 quilômetros de cabos, resultando em um prejuízo estimado de R$ 1,9 milhão e comprometendo a segurança de motoristas e pedestres. Para enfrentar esse desafio, a parceria prevê ainda o uso de drones para auxiliar nas operações preventivas e repressivas.
Elie Chidiac, presidente da CEB IPes, afirmou que a cooperação proporcionará uma resposta mais ágil às ocorrências, possibilitando a identificação rápida de falhas e o restabelecimento eficiente da iluminação pública. Ele enfatizou que o trabalho conjunto não apenas combate o crime, mas também oferece maior proteção ao cidadão.
O comandante-geral da PMDF, coronel Rômulo Palhares, complementou que as ações visam também a prevenção, destacando o papel dos drones em antecipar atividades criminosas e minimizar transtornos causados pelo furto de cabos, que impactam diretamente a vida das comunidades.
Essa iniciativa reforça o compromisso das instituições em unir tecnologia e policiamento para garantir um ambiente mais seguro e bem iluminado para toda a população do Distrito Federal.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login