Notícias Recentes
Nova ferramenta para segurança em estádios é lançada em Pernambuco
Com o intuito de aumentar a segurança em eventos esportivos, Pernambuco lançou nesta quinta-feira (2) uma nova plataforma chamada Torcedor Arretado, que integra o cadastramento, controle, fiscalização e monitoramento de torcedores e torcidas organizadas no estado. A cerimônia de lançamento aconteceu às 16h no auditório da Secretaria de Defesa Social (SDS), no Recife.
Débora Almeida, deputada estadual e relatora da Lei Estadual nº 19.115/2025, aprovada pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), destacou que esta legislação representa uma mudança importante na abordagem da violência nos estádios pernambucanos.
Ela afirmou: “Este projeto uniu tecnologia, prevenção e diálogo para combater a violência de forma integrada entre o Estado, torcidas e a sociedade civil. Pernambuco será pioneiro nessa iniciativa e esperamos resultados positivos em breve.”
Além das medidas de controle e fiscalização, a nova lei promove campanhas permanentes para conscientizar sobre a cultura da paz, em parceria com clubes e comunidades, reforçando o aspecto educacional da política pública.
A legislação reúne uma série de ações como a obrigatoriedade da identificação biométrica facial em estádios com capacidade para mais de 20 mil pessoas, instalação de câmeras de monitoramento, acompanhamento das torcidas organizadas e integração dos bancos de dados com os sistemas de segurança pública.
Também foi criada a Comissão Estadual de Torcidas Organizadas (CETO-PE), para coletar dados sobre dirigentes, membros, estatutos e histórico das torcidas, além do Cadastro Estadual de Maus Torcedores, que registra pessoas envolvidas em atos de violência ou discriminação em eventos esportivos. A lei estabelece critérios rigorosos para a gestão das torcidas organizadas, impedindo que pessoas enquadradas na Lei da Ficha Limpa ocupem cargos de liderança.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login