Conecte Conosco

Mundo

Nasa falha em missão para salvar telescópio espacial

Publicado

em

Uma operação complexa realizada pela Nasa não alcançou seu objetivo de evitar que um telescópio espacial se desfaça na atmosfera, segundo anúncio feito pela agência espacial dos Estados Unidos nesta quarta-feira (19). A nave encarregada do resgate não pôde ser controlada.

O telescópio Swift, que investiga as explosões mais intensas do cosmos, deverá se fragmentar ao reentrar na Terra no final do ano.

Essa missão pioneira, custando cerca de US$ 30 milhões (R$ 155 milhões), tentou enviar uma sonda robótica capaz de agarrar o telescópio e deslocá-lo para uma órbita mais alta.

Jared Isaacman, gerente da Nasa, afirmou: “Não foi o resultado esperado, contudo o propósito da missão continua válido e importante”. A expectativa era que essa iniciativa abrisse caminho para estender a vida útil de outros satélites no futuro.

Desenvolvida pela empresa emergente americana Katalyst, a nave não tripulada foi lançada em 3 de julho a partir do foguete Pegasus, que é elevado por um avião.

Entretanto, no dia 28 do mesmo mês, a empresa informou que a espaçonave estava há 72 horas sem controle efetivo, enfrentando diversos problemas, incluindo perda de comunicação.

A Katalyst atribuiu a falha principalmente a dificuldades continuadas no controle da orientação da nave, fato que levou à suspensão da missão pela empresa e pela Nasa.

A agência espacial ressaltou que ainda há possibilidade de tentar alcançar o telescópio, com a esperança de obter aprendizados importantes para futuras missões similares.

O telescópio Swift foi lançado pela Nasa em 2004 para explorar explosões de raios gama em regiões profundas do universo.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2026 - Todos os Direitos Reservados