Brasil
Rodrigo Pacheco assume cargo no TCU
Rodrigo Pacheco, que já foi presidente do Senado, iniciou suas atividades nesta quarta-feira (30) como ministro do Tribunal de Contas da União (TCU). Sua nomeação foi oficializada no Diário Oficial da União em uma edição extra na segunda-feira (28).
Ele substitui Bruno Dantas, que se desligou do tribunal para seguir carreira na iniciativa privada. A indicação de Pacheco foi recentemente aprovada pelo Congresso Nacional.
Rodrigo Pacheco nasceu em Porto Velho, Rondônia, e foi criado em Minas Gerais. Com 49 anos, é formado em Direito, atuou como deputado federal antes de ser eleito senador em 2018. Durante sua trajetória no Senado, presidiu a casa por dois mandatos consecutivos.
Nos últimos meses, seu nome chegou a ser cogitado para o Supremo Tribunal Federal (STF) e também para disputar o governo de Minas Gerais nas eleições de outubro, mas ele decidiu não participar dessas disputas.
O TCU é formado por nove ministros, sendo três indicados pelo presidente da República e seis escolhidos pelo Congresso Nacional. Os cargos são vitalícios, com aposentadoria obrigatória aos 75 anos.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login