A Secretaria de Saúde do Distrito Federal promove campanha sobre tuberculose na rodoviária do Plano Piloto, no centro de Brasília, das 8h às 12h desta quinta-feira (24), Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose. Panfletos informativos e banners serão expostos e distribuídos nas plataformas do terminal. A campanha termina no dia 30, na estação Águas Claras do Metrô.
No Brasil, são notificados aproximadamente 70 mil casos novos e 4,6 mil mortes por ano em decorrência da doença. Com isso, o país ocupa o 17º lugar entre os 22 países responsáveis por 80% do total de casos de tuberculose no mundo.
“A tuberculose é um problema de saúde pública grave, porque é a segunda causa de morte entre todas as doenças infecciosas. A população precisa ficar atenta. Todas as unidades básicas da Secretaria de Saúde prestam o atendimento às pessoas com suspeita de tuberculose, que é gratuito”, diz a enfermera da Gerência de Doenças Crônicas e Outros Agravos Transmissíveis Ivoneide Duarte.
Tuberculose
A tuberculose é causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch (BK) e é transmitida de pessoa para pessoa pela saliva expelida ao tossir, espirrar ou falar. A doença compromete principalmente os pulmões, causando tosse seca por mais de três semanas.
Outros sintomas que podem surgir são tosse com pus ou sangue, cansaço excessivo, sudorese noturna, falta de apetite, emagrecimento acentuado e febre, geralmente na parte da tarde.
Você precisa estar logado para postar um comentário Login