Centro-Oeste
Distrito Federal reforça melhorias na educação no Dia Mundial da Educação
No Dia Mundial da Educação, comemorado nesta terça-feira (28), a rede pública do Distrito Federal destaca seu compromisso com a aprendizagem, a inclusão e a transformação social. A Secretaria de Educação (SEEDF) tem investido em políticas públicas e ações estratégicas para elevar a qualidade do ensino, garantir que os estudantes permaneçam nas escolas e diminuir as desigualdades educacionais.
Dentre as principais ações estão os programas Alfaletrando, focado em alfabetização, e SuperAção, para recuperação da aprendizagem, além dos projetos Vozes das Infâncias e Horizontes Digitais, além da ampliação da educação em tempo integral e profissional. Essas ações são acompanhadas por avaliações educacionais, como a ProvaDF, que ajudam a orientar decisões e promover melhorias constantes.
“A educação pública avança quando existe planejamento, continuidade e responsabilidade para cada estudante. No Distrito Federal, temos trabalhado para fortalecer políticas que garantam mais aprendizado, inclusão e oportunidades para nossos jovens e crianças”, diz a secretária interina de Educação, Iêdes Soares Braga.
Os resultados mostram avanços importantes. Em 2025, 65% das crianças estavam alfabetizadas ao final do 2º ano do ensino fundamental, superando a meta de 63%. Em 2024, esse índice era de 59%. Também houve progressos no desempenho em língua portuguesa nos primeiros anos, na inclusão, no transporte escolar, na entrega de novas escolas e na modernização da gestão educacional.
Apesar dos progressos, a SEEDF reconhece desafios, como a recuperação das aprendizagens após a pandemia de covid-19, a redução da diferença entre idade e série escolar, a expansão da educação integral e o fortalecimento da formação contínua dos professores.
Para os próximos anos, a agenda inclui alfabetização na idade certa, expansão da educação infantil, fortalecimento da educação profissional e tecnológica, modernização da infraestrutura escolar, valorização dos profissionais da educação e preparação dos estudantes para o mercado de trabalho e novas tecnologias.
“No Dia Mundial da Educação, reforçamos que uma escola pública forte é construída com políticas permanentes e atenção humana”, finaliza Iêdes Braga.
Informações da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF).

Você precisa estar logado para postar um comentário Login