Conecte Conosco

Centro-Oeste

Educação do DF lança pesquisa para avaliar escolas públicas

Publicado

em

A Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) iniciou, na segunda-feira (4), o Questionário de Contexto Institucional (QCI) 2026, destinado a toda a comunidade escolar da rede pública. A pesquisa será respondida por estudantes do final do ensino fundamental e médio, pais, responsáveis, além de profissionais do magistério e das áreas de Políticas Públicas e Gestão Educacional (PPGEE), até o dia 3 de junho, por meio do site Avalia Cebraspe.

Esse questionário faz parte da Avaliação Institucional, vinculada ao Sistema Permanente de Avaliação da Educação do DF (Sipae-DF). Ele analisa diferentes aspectos como a infraestrutura das escolas, a formação e atuação dos professores, as práticas educacionais, o contexto socioeconômico dos alunos, o ambiente organizacional e a educação para relações étnico-raciais em toda a rede pública do DF.

Francis Ferreira, subsecretária de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação da SEEDF, ressaltou a importância da participação de todos. “A aplicação do QCI 2026 é uma ação estratégica que fortalece a escuta da rede e aprimora a tomada de decisões baseadas em dados. Mais que um procedimento técnico, o QCI ajuda na construção do Índice de Qualidade da Educação do Distrito Federal e no desenvolvimento de políticas educacionais. O envolvimento dos gestores e equipes é essencial para garantir uma participação representativa e comprometida com a melhoria da educação pública.”

Para incentivar a participação, a Subsecretaria de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação (Suplav) realizou uma reunião técnica no dia 29 de abril, explicando os detalhes sobre o uso, inserção dos dados, divulgação e cronograma do questionário.

Podem participar estudantes do 5º e 9º ano do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio, utilizando o CPF para identificação. Pais e responsáveis também participam usando o CPF do aluno. Servidores respondem com seu próprio CPF e servidores públicos que são responsáveis por alunos respondem duas vezes. O questionário tem duração aproximada de 20 minutos e contém entre 60 e 65 perguntas, sendo 15 de perfil.

A gerente de Avaliação Institucional, Fernanda Carvalho, destacou a importância do entendimento do contexto para a avaliação educacional. “O questionário apresenta diversas questões que vão além do desempenho e aprendizagem, pois é necessário entender o ambiente onde esses processos ocorrem. Brasília é referência por incluir o contexto, enquanto muitos estados consideram apenas desempenho e fluxo.”

Ela explicou que a avaliação funciona como um diagnóstico para direcionar políticas públicas: “Para criar políticas eficazes e agir diretamente onde há dificuldades, precisamos identificar essas fragilidades ouvindo quem está na prática, na sala de aula. Essas respostas são essenciais tanto para formular políticas quanto para compor o Índice de Qualidade da Educação do Distrito Federal, previsto no Sipae-DF.”

O cronograma prevê o início das respostas em 4 de maio, com primeiros relatórios de participação nas datas 11, 18, 25 e 29 de maio. Nos dias 13 e 14 de maio ocorrerão as ações especiais “Dias D”, seguindo com atividades finais em 1º de junho e encerramento da coleta em 3 de junho.

Com informações da Ascom/SEEDF

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados