Conecte Conosco

Brasil

Estados negociam compra de vacinas. Secretaria de Saúde do Piauí aumenta leitos de UTI para Covid-19

Publicado

em

Por: Izabella Araújo

Fonte: Agência Brasil

O Fórum dos Governadores anunciou, no sábado (20), que decidiu comprar as vacinas contra a Covid-19 diretamente com os laboratórios, sem a participação do Governo Federal. A decisão foi divulgada pelo governador do Piauí, Wellington Dias (PT).

De acordo com ele, o objetivo é acelerar a imunização da população. “Estamos em fevereiro e menos de 3% da população foi vacinada”, afirmou em entrevista à CNN.

Conforme Dias, os governadores de diversos estados do país já haviam feito contato com os laboratórios da Cinovac, através do Instituto Butantan, com a União Química e o Fundo Russo, com relação a Sputnik, a Sérum, na Índia e a Astrazeneca, na China, mas havia impedimentos do governo Federal.

“Agora, como eu sei quanto que o governo [federal] já garante de compra para fevereiro, para março, abril, maio, junho, julho, o que nós conseguirmos, além daquilo que o Ministério [da Saúde] já conseguiu para o Plano Nacional de Imunização, nós teremos condições de sair daquilo que já temos, que é um memorando de opções de compra. Agora, nós vamos trabalhar para ter contrato firme”.

E ressaltou: “De qualquer modo, nós temos agora a iniciativa e estamos em campo, dialogando com apoio das embaixadas desses países, pedindo apoio da diplomacia brasileira, mas também dialogando com a representação desses laboratórios, porque compreendemos que oferecer mais vacinas é o caminho para que a gente alcance, por exemplo, em abril, já mais de 25% da população vacinada como era o plano, para a gente tirar essa pressão da ocupação da rede hospitalar”.

Secretaria de Saúde se prepara e amplia número de leitos

Devido ao aumento do número de casos no Piauí, o Secretário de Saúde do Estado, Florentino Neto, decidiu ampliar o atendimento com mais cinco leitos de UTI destinadas à Covid, no Hospital Getúlio Vargas (HGV), localizado em Teresina.

Segundo o secretário, a preocupação do Governo é conseguir atender à população piauiense diante do aumento de casos de contaminação em todo o Estado. “Ontem aumentamos mais cinco leitos de UTI Covid no Hospital de Piripiri e estamos estudando também essa ampliação em Parnaíba e Floriano”.

Nas últimas 24 horas foram registrados, no Piauí, 783 casos confirmados e seis óbitos pela Covid-19, segundo os dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde. Desses casos, conforme o governador, 70% das pessoas são idosos com mais de 60 anos, com comorbidades e do grupo de risco.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados