Economia
FGV: queda nos preços agrícolas reduz inflação no atacado em maio
A redução de 0,03% nos valores dos produtos agrícolas contribuiu para a desaceleração da inflação no atacado medida pelo Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) referente a maio, conforme divulgado pela Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta terça-feira, 9.
Matheus Dias, economista do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV), informou em comunicado oficial que a queda acentuada verificada em relação a abril foi influenciada pelo setor agropecuário, que apresentou redução nos preços, impactando os resultados do IPA (Índice de Preços ao Produtor Amplo) e do IPC (Índice de Preços ao Consumidor).
Segundo Dias, entre os preços ao produtor, destacam-se as diminuições nos valores do café em grão, da cana-de-açúcar e do milho em grão, fatores que colaboraram para um crescimento mais moderado do índice.
O economista também ressaltou que a cana-de-açúcar e o milho influenciaram os preços do etanol hidratado (álcool etílico anidro), cujas matérias-primas principais são esses dois produtos agrícolas.
Entre os produtos que mais contribuíram para a redução dos preços no atacado estão a cana-de-açúcar (-8,56%), o café em grão (-7,69%), o álcool etílico anidro (-15,71%), o milho em grão (-2,76%) e os bovinos (-1,22%).
Por outro lado, os principais aumentos no atacado em maio foram observados no leite in natura (9,08%), na batata inglesa (81,42%), no querosene de aviação (51,68%), nos óleos lubrificantes (24,59%) e no feijão em grão (14,71%).
O IGP-DI passou de um crescimento de 2,41% em abril para um aumento de 0,87% em maio. Já o índice de preços no atacado (IPA-DI) desacelerou, passando de uma elevação de 3,09% em abril para uma alta mais branda de 0,95% em maio.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login