Conecte Conosco

Tecnologia

Guerra Fria da IA tem novo capítulo: um investimento bilionário da Microsoft no Golfo

Publicado

em

Potências enxergam a região como estratégia para o futuro de investimentos envolvendo tecnologia

Microsoft anunciou nesta terça-feira que fará um investimento de US$ 1,5 bilhão na G42, uma gigante da inteligência artificial dos Emirados Árabes Unidos, em um acordo amplamente orquestrado pelo governo Biden para afastar a China dessa zona de influência da região do Golfo.

Segundo o New York Times, com a parceria, a Microsoft dará à G42 permissão para vender seus serviços que usem chips de IA. Em troca, a G42, que tem sido analisada por Washington por seus vínculos com a China, usará os serviços de nuvem da Microsoft e vai aderir a um acordo de segurança negociado com o governo dos EUA.

A parceria impõe uma série de proteções aos produtos de IA compartilhados com a G42 e inclui um acordo para retirar os equipamentos chineses das operações da G42.

A “Guerra Fria” entre EUA e China pela liderança na IA na região do Golfo tem um motivo. Centenas de bilhões de dólares estão jogo com país importantes, como a Arábia Saudita, querendo gastar em tecnologia e diversificar sua economia para além do petróleo.

O acordo é altamente incomum, disse Brad Smith, presidente da Microsoft, em uma entrevista, refletindo a extraordinária preocupação do governo dos EUA em proteger a propriedade intelectual por trás dos programas de IA.

“Os Estados Unidos estão naturalmente preocupados com o fato de que a tecnologia mais importante seja protegida por uma empresa americana de confiança”, disse Smith, que terá um assento na diretoria da G42.

Ainda segundo o Times, o investimento poderia ajudar os Estados Unidos na guerra de influência na região do Golfo. Se a iniciativa for bem-sucedida, a G42 será incorporada aos EUA e reduzirá seus laços com a China. O acordo também pode se tornar um modelo de como as empresas americanas aproveitam sua liderança tecnológica em IA para atrair países e, ao mesmo tempo, mantê-los longe da órbita de Pequim.

Mas o assunto é delicado, pois as autoridades dos EUA levantaram questões sobre o G42. Neste ano, um comitê do Congresso escreveu uma carta solicitando que o Departamento de Comércio analisasse se a G42Ndeveria ser submetida a restrições comerciais por seus vínculos com a China, que incluem parcerias com empresas chinesas e funcionários provenientes de empresas ligadas ao governo.

Em uma entrevista, a secretária de Comércio dos EUA, Gina Raimondo, falou que seu e país tem estado no centro de um esforço para impedir que a China obtenha os semicondutores mais avançados e os equipamentos para fabricá-los – isso inclui processadores necessários para desenvolver aplicativos de IA.

Peng Xiao, executivo-chefe do grupo G42, disse que “por meio do investimento estratégico da Microsoft, estamos avançando em nossa missão de fornecer tecnologias de IA de ponta em escala”.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados