Conecte Conosco

Centro-Oeste

InterCaps promove saúde mental e união pelo futsal no DF

Publicado

em

A segunda edição do InterCaps de Futsal aconteceu nesta terça-feira (19) com times formados por pacientes de vários Centros de Atenção Psicossocial (Caps) do Distrito Federal. O objetivo do evento foi oferecer lazer, melhorar a convivência, apoiar o tratamento dos participantes e incentivar a socialização e autonomia.

Paulo Vinicius Cruz, terapeuta ocupacional do Caps AD III de Ceilândia, explicou que o torneio ajuda os pacientes a assumirem controle sobre seu próprio tratamento. Segundo ele, o campeonato mostra que os participantes são capazes de competir em igualdade.

Participaram equipes dos Caps de Ceilândia, Candango e Samambaia, além dos Capsi de Sobradinho e Recanto das Emas. Durante o ano, o campeonato envolve os usuários, que treinam semanalmente e criam expectativa de vencer.

O esporte também serve como tratamento para os participantes. VB, 40 anos, competiu pela primeira vez e disse que a atividade física ajuda a afastar pensamentos negativos. A enfermeira de saúde mental Érica Pedrosa destacou que o esporte facilita a integração, convivência e construção de metas entre os participantes.

Os Caps são unidades comunitárias que atendem pessoas com transtornos mentais graves ou em sofrimento devido ao uso de álcool e outras drogas. O atendimento pode ser espontâneo ou por encaminhamento, com preferência para entrada pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados