Conecte Conosco

Brasil

Lula apoia candidatura de Michelle Bachelet à ONU

Publicado

em

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou novamente seu suporte à candidatura da ex-presidente do Chile, Michelle Bachelet, para o cargo de Secretaria-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). Em post na rede social X, o presidente destacou que Bachelet tem qualificações sólidas para liderar a ONU, baseadas em sua experiência à frente do governo chileno e no seu profundo entendimento das atividades da organização.

“Sua vivência como chefe de Estado e seu amplo conhecimento da ONU a tornam apta para ser a primeira mulher latino-americana a dirigir a entidade”, afirmou Lula.

Na última segunda-feira (11), Bachelet encontrou-se com Lula no Palácio do Planalto. Durante a postagem, o presidente mencionou que eles trataram de “temas da agenda internacional e do papel que uma ONU renovada precisa desempenhar para fomentar a paz, o desenvolvimento sustentável e fortalecer o multilateralismo”.

Lula já havia manifestado esse apoio publicamente anteriormente no X, afirmando no início de fevereiro que, em seus 80 anos de existência, chegou a hora da ONU ser governada por uma mulher.

A trajetória de Bachelet é marcada por pioneirismo. Ela foi a primeira mulher a presidir o Chile, exercendo o cargo em dois mandatos, e a primeira mulher a ser ministra da Defesa e da Saúde em seu país. No âmbito da ONU, ela teve papel fundamental na criação da ONU Mulheres, onde atuou como diretora-executiva, ampliando a agenda de igualdade dentro do sistema das Nações Unidas.

A eleição para a Secretaria-Geral da ONU está marcada para julho deste ano. Além de Bachelet, estão na disputa Rafael Grossi (Argentina), Rebeca Grynspan (Costa Rica) e Macky Sall (Senegal). Respeitando a prática de rotatividade entre continentes, este seria o momento para um líder latino-americano assumir a direção da organização.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados