Notícias Recentes
Lula lança cadastro para celular roubado e incentiva devolução
Luiz Inácio Lula da Silva, presidente do Brasil, apresentou uma iniciativa inovadora para combater o roubo de celulares em um pronunciamento realizado na Base Aérea de Guarulhos, São Paulo. A novidade é um cadastro nacional que identifica aparelhos roubados, semelhante a um “Serasa dos celulares”, com o objetivo de incentivar a devolução voluntária dos dispositivos e, gradualmente, inutilizá-los para desincentivar o crime.
A ferramenta, desenvolvida em parceria com os estados, começou com um banco de dados que inclui aproximadamente 3,1 milhões de celulares desviados entre 2020 e 2026. Este sistema monitora os aparelhos através do código IMEI, uma identificação única de 15 dígitos, utilizando informações de boletins de ocorrência, operadoras de telefonia e da Anatel. As Polícias Civis dos estados ficarão responsáveis pela recuperação dos dispositivos listados.
Lula enfatizou que quem estiver com um celular roubado, mesmo sem saber, deve procurar uma delegacia para devolvê-lo sem medo de punição, destacando que o ato visa apenas a devolução do aparelho. O presidente explicou que a medida busca promover a civilidade e combater o mercado ilegal de celulares, que está ligado a crimes graves.
O secretário nacional de Segurança Pública, Francisco Lucas, explicou que, ao devolver um celular roubado, a pessoa ajuda a evitar crimes violentos, já que esse mercado ilegal contribui para assaltos e outras infrações graves. Ele ressaltou ainda que adquirir um aparelho roubado é tão grave quanto cometer o roubo, reforçando a necessidade de conscientização da população.
Além das ações contra o roubo de celulares, durante o mesmo dia, Lula participou da entrega de equipamentos de radioterapia no Hospital Santa Marcelina, em São Paulo, junto ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha. O governo informou que equipamentos semelhantes serão disponibilizados em Fortaleza (CE) e Sinop (MT) para ampliar o atendimento aos pacientes oncológicos na rede pública.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login