Economia
Mais de 74% dos brasileiros usam internet para bancos em 2025
Em 2025, mais de 74% da população brasileira com mais de 10 anos utilizaram a internet para acessar bancos e instituições financeiras no último trimestre do ano, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – Tecnologia da Informação e Comunicação (Pnad TIC) divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Houve um crescimento significativo de 14,4 pontos percentuais entre 2022 e 2025, o que representa um aumento de cerca de 30,2 milhões de pessoas, revelando uma adoção crescente de serviços financeiros digitais. Em comparação com o ano anterior, o avanço foi de 3,2 pontos percentuais.
Além disso, o comércio eletrônico também teve crescimento, com 52,7% da população realizando compras pela internet, refletindo um acréscimo de 10,9 pontos percentuais em três anos e 4,8 pontos em relação a 2024.
O uso da internet para acesso a serviços públicos também aumentou, passando de 38,6% em 2024 para 41,1% em 2025, representando um incremento de 7,9 pontos percentuais desde 2022 e um crescimento de 2,5 pontos em um ano.
As principais formas de uso da internet continuam sendo para chamadas de voz ou vídeo, praticadas por 95,3% dos usuários, um aumento expressivo desde 2016, quando esse uso era de 73,4%.
Outros usos comuns da rede incluem o envio e recebimento de mensagens de texto e voz (90,2%), consumo de vídeos e programas (89,3%), utilização de redes sociais (84,9%), escuta de músicas, rádios ou podcasts (83,7%), leitura de notícias e livros (69%), envio e recebimento de e-mails (61,2%), jogos (29,8%) e comércio eletrônico informal (11,6%).
O uso das redes sociais mostra maior adesão entre mulheres (85,8%) do que homens (83,8%), e entre estudantes (86,7%) comparados a não estudantes (84,4%). Contudo, observa-se uma redução no uso de redes sociais entre estudantes do ensino fundamental, associada a políticas restritivas no ambiente escolar e preocupações com a segurança digital, conforme ressalta o analista Gustavo Fontes do IBGE.
Na dimensão regional, destaca-se variações consideráveis: no Nordeste, 49,1% dos internautas usaram e-mails, enquanto nas regiões Sudeste e Centro-Oeste esse percentual foi de 68%. Quanto às compras pela internet, a Região Norte teve 35% dos usuários realizando encomendas, contra 61,6% no Sudeste.
O acesso a serviços públicos online foi menor no Nordeste (30,6%), enquanto chegou a 48,1% no Centro-Oeste e 46% no Sudeste, evidenciando disparidades regionais no uso da internet para serviços governamentais.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login