Economia
Petrobras busca explorar petróleo em Gana para crescer na África
Petrobras divulgou nesta sexta-feira (21) seu interesse em iniciar operações de exploração petrolífera em Gana, país localizado na costa oeste da África com cerca de 35 milhões de habitantes.
Essa decisão faz parte da estratégia da empresa para expandir suas fronteiras na produção de petróleo e gás, escolhendo o continente africano como um dos focos principais.
A intenção da Petrobras foi comunicada aos investidores, destacando o interesse em blocos exploratórios offshore na Bacia de Keta, que fica no mar e representa a fase anterior à extração.
Segundo a empresa, o Ministério de Energia e Transição Verde de Gana autorizou a Petrobras a negociar contratos referentes a quatro blocos de exploração. Isso permite que a estatal entre na etapa de negociação direta dos termos contratuais para exploração desses blocos.
Presença da Petrobras na África
Atualmente, a Petrobras já atua em outros países africanos, incluindo Namíbia, São Tomé e Príncipe, e África do Sul.
Em São Tomé e Príncipe, a companhia participa de quatro blocos exploratórios, sendo operadora em um deles e os outros três operados pela Shell, empresa anglo-holandesa.
Na África do Sul, a presença da empresa ocorre no bloco Deep Western Orange Basin (Dwob), sob operação da francesa TotalEnergies.
Na Namíbia, a Petrobras firmou contrato para adquirir participação no Bloco 2613 e aguarda a aprovação governamental para a entrada oficial, participando em consórcio com a TotalEnergies.
Além da África, a estatal brasileira também tem operações em países da América Latina e nos Estados Unidos. Em junho de 2026, firmou cooperação estratégica e técnica com a estatal mexicana Pemex, focada no Golfo do México.
Exploração na Margem Equatorial do Brasil
Essa movimentação internacional acontece enquanto a Petrobras avança na exploração da Margem Equatorial, localizada no litoral extremo norte do Brasil, área identificada com grande potencial petrolífero, semelhante ao que foi o pré-sal no sudeste do país, região responsável por mais de 83% da produção própria da empresa.
Recentemente, a empresa divulgou a descoberta inicial de petróleo no poço Morpho, no bloco BM-FZA-59, situado a 175 km do Oiapoque, no Amapá, e a aproximadamente 500 km da foz do Rio Amazonas. O trabalho de perfuração continua para avaliar a capacidade do reservatório, e análises laboratoriais estão em andamento para determinar a qualidade do petróleo encontrado.
A Petrobras projeta que os campos do pré-sal alcançarão o ápice da produção por volta de 2034, caso novas reservas não sejam encontradas e adicionadas à sua base produtiva.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login