Mundo
Repórter indígena é morto no norte da Guatemala
Carlos Cal, um repórter indígena, foi assassinado a tiros no norte da Guatemala, em circunstâncias que ainda são desconhecidas, conforme informado nesta segunda-feira (27) pela polícia e uma associação de jornalistas.
O ataque ocorreu na noite de domingo em uma rua da cidade de San Cristóbal Verapaz, localizada a 80 km ao norte da capital guatemalteca, onde o jornalista levou cinco disparos, conforme consta no relatório policial fornecido à AFP.
Este crime se soma a uma série de agressões e intimidações contra profissionais da imprensa no departamento de Alta Verapaz, segundo denunciado pela Associação de Jornalistas e Comunicadores Sociais da região em um comunicado oficial.
O presidente da entidade, Renaldo Yash, comentou que Carlos Cal atuava como repórter nas redes sociais, e mesmo sem registros de ameaças diretas, acredita-se que sua morte esteja vinculada a essa função.
A região é conhecida pelo alto risco para aqueles que relatam conflitos sociais e ambientais, destacou a associação.
De acordo com a organização Repórteres Sem Fronteiras, a Guatemala enfrenta grandes desafios para a liberdade de imprensa, ocupando o 138º lugar entre 180 países avaliados.
Dados oficiais indicam que no último ano o país apresentou uma taxa de homicídios de 16,1 por 100 mil habitantes, o que representa mais que o dobro da média mundial, refletindo um ambiente perigoso para os profissionais da comunicação.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login