Conecte Conosco

Brasil

Roraima escolhe governador para mandato curto até 2027

Publicado

em

Mais de 384 mil eleitores em Roraima estão convocados para votar neste domingo (21) e decidir quem será o governador em um mandato provisório até janeiro de 2027. A votação ocorrerá até as 17h, horário local, em 350 seções eleitorais espalhadas pelo estado.

A eleição suplementar surgiu após a cassação do ex-governador Edilson Damião pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no dia 30 de abril. Edilson Damião havia assumido o cargo após a renúncia de Antonio Denarium.

A chapa de Edilson Damião foi responsabilizada por abuso de poder político e econômico em 2022, incluindo distribuição irregular de cestas básicas e transferência indevida de verbas públicas.

A disputa em Roraima

Três candidatos concorrem ao mandato tampão: Arthur Henrique (PL), apoiado pelo ex-governador cassado; o atual governador Soldado Sampaio (Republicanos), que assumiu o cargo interinamente; e a socióloga Nelita Frank (PT), representante da oposição.

Arthur Henrique, ex-prefeito de Boa Vista, concorre sob condição “sob judice” devido a questionamentos legais no Supremo Tribunal Federal (STF). A decisão do ministro Flávio Dino anulou uma norma local que flexibilizava prazos para desincompatibilização dos cargos públicos, o que pode impactar sua candidatura.

Além disso, o PT inicialmente indicou Antônia Pedrosa, que não conseguiu se afastar do cargo público no prazo legal, levando à substituição por Nelita Frank. Contudo, o nome e a foto de Antônia Pedrosa permanecem nas urnas por limitações técnicas.

Eleições municipais complementares

Paralelamente, habitantes de cinco municípios brasileiros realizarão eleições para prefeitos em mandatos provisórios até 2029, devido a perda dos mandatos anteriores.

  • Em Reginópolis (SP), concorrem João Paulo (PSD), com vice Marquinho do Gás (Podemos) e a chapa Marquinho Bastos/Fernando Inácio (União Brasil).
  • Em Tuiuti (SP), as chapas são: Pedrinho/Andrezão (MDB/Republicanos), Milena do Amarildo/Guinho (PSB) e Careca/Nina do Gabinete (União Brasil).
  • Em Joviânia (GO), disputam Pedro Lucas, apelidado Macaco, com Leandro da Leancellys (MDB/Agir) e a dupla Elisberto da Retro/Rogério Potim (Podemos/PSDB).
  • Em Amparo da Serra (MG), os concorrentes são Aila da Farmácia/Robertinho Bellico (Avante/Republicanos) e Túlio Cária/Marcelino do Açougue (MDB/PRD).
  • Em Bonito de Minas (MG), na disputa estão João Neto do Sindicato/Professora Cris (Podemos/União Brasil) e Miqueias Figueiredo/Joelma Magalhães (Republicanos/PDT).
Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados