Conecte Conosco

Notícias Recentes

Amigos são flagrados pescando tucunaré ilegalmente em SP

Publicado

em

Um grupo de amigos foi autuado pela Polícia Militar Ambiental ao ser surpreendido tentando pescar tucunaré ilegalmente durante o período de piracema em um trecho do Rio Paraná, na cidade de Rosana, interior de São Paulo. Os quatro pescadores estavam distribuídos em três embarcações.

O flagrante ocorreu durante patrulhamento náutico na terça-feira (30/12). Os quatro homens — um de 62 anos, dois de 32 e um de 23 — foram informados sobre a irregularidade ambiental e autuados pela pesca proibida.

Nenhum tucunaré havia sido capturado antes da chegada da equipe policial. Por isso, a ocorrência foi registrada como advertência e encaminhada para a Polícia Civil de Primavera. As embarcações foram apreendidas e os equipamentos de pesca foram entregues aos infratores, enquanto os demais apetrechos permaneceram na Base Operacional de Rosana, à disposição da Justiça.

Em outro caso semelhante, na véspera de Natal (24/12), a Polícia Ambiental multou um homem de 45 anos em R$ 1.460 por pesca ilegal no Rio Paraná, na cidade de Pauliceia. Ele foi encontrado com 23 quilos de peixes das espécies piapara e piauçu, capturados com vara de pescar. Essa ocorrência também foi encaminhada à delegacia local para providências criminais.

Além disso, no reservatório da Usina Hidrelétrica Sérgio Motta, em Presidente Epitácio, foram encontrados diversos equipamentos de pesca proibidos, como 350 metros de redes de malhar, uma corda com espinhel com seis covos atrelados, um puçá para captura de camarão e sinalizadores. Todo o material foi apreendido e levado para a sede do Policiamento Ambiental em Presidente Prudente para conferência de propriedade.

Por que a pesca é proibida na piracema

A piracema é o momento mais importante para o ciclo reprodutivo dos peixes, quando estes migram para suas áreas de desova. No estado de São Paulo, esse período vai do dia 1º de novembro de 2025 até 28 de fevereiro de 2026. Durante esse intervalo, a captura, transporte e armazenamento de espécies nativas são proibidos, sendo considerados crimes ambientais. A proibição é essencial para garantir a preservação das espécies e o equilíbrio ecológico.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados