Brasil
Início da Coleta do Censo da Educação Básica 2026
Escolas de todas as regiões do país, sejam públicas ou privadas, devem enviar ao Ministério da Educação (MEC), a partir desta terça-feira (27), informações sobre matrículas, classes, profissionais e infraestrutura. Esses dados precisam ser cadastrados na plataforma Educacenso até o dia 31 de julho.
Realizado anualmente, o censo é a principal pesquisa estatística da educação básica no Brasil, englobando as diversas fases da educação básica e profissional:
- ensino regular (educação infantil, ensino fundamental e médio);
- educação especial – escolas e classes especiais;
- Educação de Jovens e Adultos (EJA);
- educação profissional e tecnológica (cursos técnicos e cursos de formação inicial continuada ou qualificação profissional).
MEC destaca que diretores de escola são responsáveis por fornecer os dados, enquanto gestores municipais, estaduais e do Distrito Federal supervisionam e garantem sua correta exportação.
Cronograma
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) definiu datas para as duas fases do Censo Escolar da Educação Básica no país.
A primeira fase consiste na coleta de informações sobre escolas, gestores, turmas, alunos e profissionais em sala de aula.
A segunda tem como foco a coleta de dados sobre o desempenho escolar dos alunos ao final do ano letivo.
Os dados preliminares serão encaminhados ao MEC em 27 de agosto para publicação no Diário Oficial da União.
Depois dessa publicação, o sistema será reaberto por 30 dias para que gestores de educação possam revisar, confirmar ou corrigir as informações fornecidas.
Há períodos específicos para verificação dos dados pelos gestores e para a confirmação de matrículas duplicadas na área destinada do Educacenso.
Os resultados finais da primeira etapa, incluindo resumos estatísticos e outros produtos de divulgação da Educação Básica, serão publicados em 1º de fevereiro de 2027.
Censo Escolar
O Censo Escolar é realizado de forma descentralizada, por meio da cooperação entre União, estados, o Distrito Federal e municípios.
As informações coletadas são essenciais para orientar a criação, acompanhamento e avaliação de políticas públicas educacionais, além de apoiar programas de financiamento e distribuição de recursos na área da educação.
Alguns indicadores também são usados para acompanhar o cumprimento das metas do Plano Nacional da Educação (PNE) e permitem que os envolvidos no setor educacional avaliem a efetividade das políticas públicas no Brasil.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login