Mundo
China reafirma que Taiwan é prioridade antes de reunião entre Trump e Xi
A China enfatizou mais uma vez que a questão de Taiwan será um foco principal antes do esperado encontro entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidente chinês, Xi Jinping, que ocorrerá na próxima semana. Pequim ressaltou que Washington precisa respeitar o princípio de “uma só China” para garantir uma relação estável entre os dois países.
De acordo com o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Lin Jian, nesta quinta-feira, 7, “A questão de Taiwan está no centro dos interesses essenciais da China e constitui a base das relações políticas entre China e Estados Unidos”.
Recentemente, o chefe da diplomacia chinesa, Wang Yi, expressou a expectativa de que os EUA tomem decisões acertadas em relação à ilha autônoma em diálogo com o secretário de Estado americano, Marco Rubio.
A China considera Taiwan como parte de seu território e não descarta o uso da força para sua recuperação. Nos últimos tempos, Pequim tem aumentado a pressão militar, com frequentes movimentações de aviões e navios militares nas proximidades da ilha.
Conteúdo traduzido com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação do Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login