Conecte Conosco

Brasil

Itamaraty orienta brasileiros a evitar viagens ao Oriente Médio

Publicado

em

Com o aumento das tensões no Oriente Médio, o Ministério das Relações Exteriores lançou, nesta terça-feira (21), um alerta para que os brasileiros evitem viajar para países como Irã, Israel, sul do Líbano, Palestina (Faixa de Gaza) e Iêmen.

Além disso, o Itamaraty recomenda que os brasileiros não façam viagens desnecessárias para Palestina (Cisjordânia), Síria, Iraque, Líbano, Jordânia, Catar, Kuwait, Emirados Árabes Unidos, Bahrein e Arábia Saudita. Até o momento, não há restrições para conexões aéreas nesses países.

Para os brasileiros que já estão nesses locais, o Itamaraty aconselha que acompanhem regularmente as notícias nos sites e redes sociais das embaixadas brasileiras e sigam as orientações de segurança das autoridades locais.

Entre as precauções estão evitar aglomerações e manifestações, não filmar ou fotografar instalações militares, veículos ou pessoal, e também evitar registrar ataques ou eventos relacionados ao conflito, já que tais atos podem levar a detenção conforme a legislação local.

O Ministério ainda solicita que os brasileiros não publiquem nas redes sociais imagens, vídeos ou textos que possam ser interpretados pelas autoridades locais como uma ameaça à segurança nacional. Também é recomendado que não deixem suas residências sem verificar as condições de segurança no entorno.

Em caso de cancelamento de voos, os viajantes devem entrar em contato com a companhia aérea para remarcar passagens. Também é importante conferir se a documentação está válida por pelo menos seis meses.

Avanços no Conflito

Essas recomendações chegam em meio a novos episódios do conflito do Oriente Médio. Na mesma terça-feira, o Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica do Irã (IRGC) anunciou um ataque contra o centro de dados da empresa Amazon, sediado no Bahrein.

O Exército do Bahrein confirmou os ataques ilegais contra civis realizados pelo Irã, e reportou ter repelido com sucesso vários ataques aéreos iranianos.

Os militares iranianos também reportaram ataques contra sistemas de radar e defesa antimíssil dos Estados Unidos no Kuwait e em bases americanas na Jordânia.

Reações Militares e Consequências

Enquanto isso, o Comando Central dos Estados Unidos informou que realizou ataques a bases militares iranianas, instalações marítimas, locais de lançamento de mísseis e drones, além de sistemas de defesa aérea do Irã.

O presidente Donald Trump ameaçou o complexo nuclear iraniano Montanha Pickaxe, próximo às instalações de Natanz.

Com a intensificação da guerra no Oriente Médio, que abalou o acordo entre Irã e EUA, o preço do barril de petróleo Brent subiu cerca de 2%, atingindo U$S 90.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados