Conecte Conosco

Centro-Oeste

PCDF age contra grupo que planejava ataques em Brasília nas eleições de 2026

Publicado

em

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) realizou nesta terça-feira (4) a Operação Rede Interrompida para executar medidas legais contra oito pessoas suspeitas de planejar ataques em Brasília durante as eleições de 2026. Os investigados, com idades entre 19 e 31 anos, foram encontrados nos estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Pernambuco e Rio Grande do Sul. A ação foi coordenada pela Divisão de Prevenção e Combate ao Extremismo Violento (DPCev), com apoio das polícias civis desses estados.

A investigação começou após um relatório técnico do Ciberlab, parte da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública. A análise das mensagens dos suspeitos revelou discussões sobre ações planejadas para as eleições do próximo ano em Brasília.

Foram encontradas conversas sobre invasões de prédios públicos, escolha de alvos, estratégias de atuação, recrutamento de participantes em vários estados, e compartilhamento de mapas, plantas e modelos 3D de edifícios na região central da capital federal. Também foram encontrados manuais que ensinavam a fabricar explosivos, o que motivou as medidas cautelares.

A operação busca apreender equipamentos eletrônicos para preservar provas digitais e descobrir possíveis conexões entre os envolvidos. A investigação apura crimes como associação criminosa, incitação ao crime, apologia ao crime e infrações à lei antirracismo. A PCDF destacou que os casos ainda não foram enquadrados como terrorismo e que a responsabilização dependerá da análise dos materiais encontrados. O caso segue em segredo de Justiça.

Fonte: Com informações Jornal de Brasília

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2026 - Todos os Direitos Reservados