Conecte Conosco

Mundo

Rússia apoia reforma do Conselho de Segurança com vagas para Brasil e Índia

Publicado

em

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, declarou neste sábado, 26, na Assembleia Geral da ONU que Moscou defende uma reforma no Conselho de Segurança para aumentar a representação da Ásia, África e América Latina. A proposta inclui assentos permanentes para Brasil e Índia, além de maior presença africana.

Lavrov ressaltou que a Rússia se opõe à concessão de assentos permanentes a certos países ocidentais, mencionando especificamente Alemanha e Japão, aos quais acusou de manterem comportamentos militaristas e revanchistas. Ele afirmou: “A reforma não pode contemplar mais assentos para o Ocidente, especialmente para Alemanha e Japão”.

Além disso, a autoridade russa criticou a ampliação da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), argumentando que essa expansão compromete o princípio da segurança igual para todos, ao tentar assegurar a proteção de alguns países às custas da vulnerabilidade de outros.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2026 - Todos os Direitos Reservados