Conecte Conosco

Mundo

Segundo palestino morre em confronto com colonos israelenses

Publicado

em

Um jovem palestino foi fatalmente baleado nesta sexta-feira (2) na Cisjordânia, em um episódio atribuído a colonos ou soldados israelenses, marcando a segunda morte desse tipo em apenas dois dias.

Essa violência ocorre em meio a uma crescente condenação internacional contra Israel pelo aumento dos ataques perpetrados por colonos, que o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu tem minimizado, especialmente com as eleições marcadas para 27 de outubro.

No caso mais recente, moradores palestinos de Kobar, uma localidade próxima a Ramallah, tentaram ultrapassar um portão recentemente instalado por colonos para restringir sua movimentação, uma prática cada vez mais comum na região ocupada.

“Quando os jovens palestinos tentaram abrir o portão, foram atacados pelos colonos”, afirmou à AFP o prefeito de Kobar, Mounir Badwan. “O Exército chegou e começou a disparar munição real”, atingindo Baha Sami al-Natsheh, de 19 anos, conforme relatado pelo prefeito.

O Ministério da Saúde palestino declarou que foram os colonos os responsáveis pelos disparos que mataram o jovem, residente em Jerusalém Oriental.

O Exército israelense, consultado pela AFP para fornecer sua versão dos fatos, afirmou que está investigando o ocorrido.

Na quinta-feira anterior, autoridades palestinas noticiaram a morte de um homem de 51 anos, baleado por colonos ao norte de Ramallah.

O governo de Netanyahu, que conta com integrantes da extrema-direita, tem acelerado a construção de assentamentos na região, considerados ilegais segundo o direito internacional.

Este aumento da violência ocorre em paralelo à ofensiva israelense na Faixa de Gaza, em retaliação ao ataque do Hamas em 7 de outubro de 2023.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2026 - Todos os Direitos Reservados